Fapesp anuncia aumento de 45% em bolsas e assunto repercute nas redes

São Paulo — Uma das principais agências de fomento à pesquisa de São Paulo anunciou um aumento de 45% em suas bolsas a partir de 1º de agosto. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) também informou que decidiu garantir aos bolsistas de pós-doutorado o ressarcimento da contribuição com previdência social.

Em nota, o conselho superior da fundação afirmou que “entende que o momento de incertezas que cercam o futuro da atividade científica no país exige ações eficazes para preservar a continuidade da formação de pesquisadores e assegurar a solidez do sistema de ciência, tecnologia e inovação no Estado e no país”.

Valores de reajustes de bolsas da Fapesp

O reajuste será válido para as bolsas de doutorado, das diferentes variantes de pós-doutorado, de mestrado e de iniciação científica.

A Fapesp alega que a medida é importante para “retenção e atração internacional de talentos para o Estado de São Paulo, especialmente voltado para a nova geração de pesquisadores e empreendedores”.

Repercutiu nas redes

A notícia do aumento repercutiu nas redes sociais. Em postagens bem-humoradas, usuários do X (antigo Twitter) elogiraram a medida:

“Que ano que vem a fapesp seja minha mami”, escreveu uma pessoa. “Mae vem me buscar me leva pra sao paulo quero uma bolsa fapesp 😔”, digitou outra.

“Nunca fui muito de recorrer aos entes transcendentais, mas se eu tiver a oportunidade de voltar em outra vida que seja bolsista da Agência Fapesp”, comentou um usuário do X.

Outra postagem compara os valores pagos pela fundação estadual àqueles pagos pelo governo federal: “A diferença de valores das bolsas FAPESP e CNPq só aumenta! Se há uma política que funciona em SP, é essa! Isso pq a agência é protegida pela constituição estadual. Lembrem de votar em deputados estaduais pró-ciência, pois vira e mexe algum governador safado quer mudar isso”, escreveu outro usuário.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.