Turismo: cruzeiros para a Antártida atraem público

 

Desvendar a Antártida se tornou a nova tendência do setor de turismo. Pessoas de diversos países passaram a escolhê-la para conhecer um novo tipo de natureza em uma temperatura média de -12ºC.

Mais de 50 navios têm autorização para navegar até o Polo Sul. A maioria das embarcações é de militares ou de pesquisa. Também há opções para o turista comum. Os navios oferecem tecnologia e equipamentos apropriados para o aventureiro que deseja visitar aquela região.

A região não possui um porto para o navio atracar. Os passageiros usam modernos botes para embarcar e desembarcar das expedições.

Ao desembarcarem, os turistas devem seguir algumas regras. De acordo com a Associação Internacional das Operadoras de Turismo Antártico (IAATO), há um limite de 100 pessoas que podem ficar no máximo até cinco horas em cada lugar.

A expedição também conta com uma equipe de especialistas polares que acompanha os turistas durante todo o percurso. Durante o passeio, os visitantes acompanham viveiros de pinguins e locais de interesse histórico. Eles também têm contato com diferentes espécies da vida selvagem.

Também há atividades de aventuras, como andar de caiaque nas águas geladas da Antártida, acampamentos, passeios de helicópteros e mergulhos no mar.

Quase todos os cruzeiros para a Antártida partem de Ushuaia, no sul da Argentina. O turista também pode sair de Punta Arenas, no Sul do Chile. O pacote mais simples para ficar dez dias no continente custa US$ 10 mil.

Também há pacote de US$ 90 mil. Este, no caso, oferece um mês de estada e um passeio de trenó até o Polo Sul.

Fonte: Revista Oeste

Adicionar aos favoritos o Link permanente.