A OpenAI anunciou o lançamento do SearchGPT, um protótipo de ferramenta de busca que combina os modelos de inteligência artificial da empresa com informações da web para fornecer aos usuários respostas rápidas, atualizadas e relevantes. O protótipo chega inicialmente para um pequeno grupo de usuários para obter feedback.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- OpenAI | Tudo sobre a criadora do polêmico ChatGPT
Há meses circulavam rumores de que a OpenAI desenvolvia uma ferramenta de busca para rivalizar com o Google, mas não havia certeza se o produto seria um site separado ou uma solução integrada ao ChatGPT.
No anúncio oficial do SearchGPT nesta quinta-feira (25), a OpenAI informou que “embora este protótipo seja temporário, planejamos integrar o melhor desses recursos diretamente no ChatGPT no futuro”.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
SearchGPT da OpenAI
Segundo a OpenAI, o objetivo do SearchGPT é facilitar a obtenção de respostas na web, reduzindo o esforço necessário para encontrar resultados relevantes. A ferramenta responde diretamente às perguntas dos usuários com informações atualizadas da web, incluindo links para as fontes.
A companhia também destaca seu compromisso com o ecossistema de editores e criadores de conteúdo: “O SearchGPT foi projetado para ajudar os usuários a descobrir sites e experiências de editores, ao mesmo tempo que oferece mais opções de pesquisa”, diz o comunicado.
A ferramenta inclui citações e links para que os usuários saibam de onde vêm as informações e possam analisar mais resultados em uma barra lateral com links para as fontes.

“Durante décadas, a pesquisa tem sido uma forma fundamental para editores e criadores alcançarem os usuários. Agora, estamos usando IA para aprimorar essa experiência, destacando conteúdo de alta qualidade em uma interface de conversação com múltiplas oportunidades de envolvimento dos usuários”, destaca a OpenAI.
Opções para os sites
Junto com o lançamento do protótipo, a OpenAI destaca que os sites terão mais opções para gerenciar como seus conteúdos devem aparecer no SearchGPT. Além de links e descrições resumidas, será possível buscar por “respostas visuais” através da ferramenta.
A empresa ressalta ainda que as publicações poderão escolher pela exibição de suas páginas e links no SearchGPT, mesmo que decidam bloquear os conteúdos para o treinamento de modelos de IA da OpenAI.
Por enquanto, a ferramenta foi liberada para teste para um grupo restrito de usuários e editores de conteúdo. Interessados em experimentar o SearchGPT podem se inscrever na lista de espera através do site da OpenAI.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Netflix em agosto tem Umbrella Academy, Emily em Paris e mais novidades
- O que é oxigênio escuro, encontrado no fundo do mar
- Cresce proporção de pessoas que trocam celulares Android por iPhone
- Crítica Deadpool & Wolverine | Trama sem nexo em superdiversão a serviço dos fãs
- 🔥 MENOR PREÇO | Compre Galaxy S24 Ultra de 512 GB com desconto enorme
- 🔥 CAIU | Galaxy S24 Plus está muito barato usando cupom Canaltech