
Com o período de quase 120 dias sem chuva em grande parte dos municípios do Tocantins, o Núcleo de Meteorologia e Recursos Hídricos (Nemet/RH) da Universidade Federal do Tocantins registrou chuva em algumas cidades e previsão de mais chuvas durante os próximos dias. As informações são do Portal AF Notícias.
As chuvas nesse período de transição do tempo seco serão pontuais e instáveis, descrita ao Portal AF Notícias pelo professor doutor José Luiz Cabral, meteorologista do Nemet/RH como a chegada da primavera. “É um mês de transição e já se começa a preparar a atmosfera para o início do período chuvoso” explicou o professor.
Essa chegada da primavera é conhecida entre os Tocantinenses como a época da “chuva do pequi”, o que para o professor José Luiz é também um motivo de não garantir que as chuvas que chegarão serão em grande escala e constantes, ele também já explica ao Portal AF Notícias que essas chuvas pontuais não garantem que esse seja o período chuvoso do estado.
Em Palmas o último registro de chuva em grande escala foi no dia 29 de maio, mas agora no final de setembro a capital já recebeu chuvas pontuais em algumas áreas. Outras cidades da região sul e sudeste do Tocantins também registraram chuva. O portal AF Notícias também descreveu que para algumas cidades do Tocantins o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o risco de temporais com chuvas de 20 a 30mm e ventos fortes de 40 a 60 km/h.