Brasília – Em pronunciamento à nação na noite deste domingo, 28 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço dos primeiros 18 meses de sua gestão à frente do Governo Federal. Lula destacou os avanços econômicos, a criação de empregos, a retomada de programas sociais e a reinserção do Brasil no cenário internacional, além do foco na transição energética e nas mudanças climáticas.
O presidente fez questão de frisar a incompetência dos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, quando o país viveu momentos péssimos na economia e chegou a ter sua liberdade ameaçada com a tentativa de golpe de estado do inelegível Jair Bolsonaro.
“Quando terminei o segundo mandato, há 14 anos, a economia crescia mais de 4% ao ano. A geração de empregos, o salário e a renda das famílias aumentavam, e a inflação caía. Tiramos o Brasil do mapa da fome. De lá para cá, assistimos a uma enorme destruição no nosso país. Programas importantes para o povo, como a Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida, foram abandonados. Cortaram os recursos da educação, do SUS e do meio ambiente. Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta. Deixaram a maior taxa de juros do planeta. A inflação disparou e atingiu 8,25%. O Brasil era um país em ruínas. Diziam defender a família. Mas deixaram milhões de famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas”, disse o presidente Lula.
Resumo da Notícia
- Data do pronunciamento: 28 de julho
- Local: Brasília
- Participantes: Luiz Inácio Lula da Silva
- Contexto: Balanço dos primeiros 18 meses de governo
Crescimento Econômico e Controle da Inflação
Durante o pronunciamento, Lula enfatizou o crescimento do PIB acima das expectativas, a criação de mais de dois milhões e 700 mil empregos e a queda da taxa de desemprego para o menor nível em 10 anos.
“Apostavam que o crescimento do PIB não passaria de 0,8%, mas crescemos quase 3% no ano passado. O salário-mínimo voltou a ter aumento acima da inflação. A inflação está sob controle e caindo. Mais de dois milhões e 700 mil empregos foram criados e a taxa de desemprego é a menor em 10 anos. Isentamos do imposto de renda quem ganha até dois salários mínimos”, afirmou o presidente.
LEIA TAMBÉM
Conquistas Sociais
Lula também destacou as conquistas sociais dos últimos 18 meses, com ênfase na redução da fome, no fortalecimento do SUS e na ampliação de programas educacionais e sociais.
“Vinte e quatro milhões de pessoas ficaram livres do pesadelo da fome. Reforçamos o SUS. A Farmácia Popular está de volta e com novos remédios de graça. O Mais Médicos praticamente dobrou. Aumentamos o número de vagas nas creches, ampliamos os recursos para as universidades e estamos abrindo 100 novos Institutos Federais. A proteção do meio ambiente voltou a ser prioridade, e reduzimos em 52% o desmatamento na Amazônia”, detalhou o presidente.
Reinserção Internacional
O presidente ressaltou o papel de destaque do Brasil no cenário internacional, com a abertura de novos mercados e a recuperação do protagonismo mundial.
“Abrimos 163 novos mercados internacionais para nossos produtos. O Brasil recuperou protagonismo no cenário mundial. Em novembro vamos sediar a reunião de cúpula do G-20. Vamos colocar no centro do debate internacional a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ano que vem vamos sediar a reunião dos BRICS e receberemos a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP-30, em Belém. Este é o resultado de uma diplomacia ativa e altiva: o mundo voltou a acreditar no Brasil, na capacidade do nosso povo e em nosso compromisso com a democracia”, registrou.
Perguntas Frequentes sobre o Pronunciamento de Lula
Quais foram os principais pontos do pronunciamento de Lula?
Lula destacou o crescimento econômico, a criação de empregos, a retomada de programas sociais e a reinserção do Brasil no cenário internacional, além do foco na transição energética e nas mudanças climáticas.
Como está a situação econômica do Brasil após 18 meses de governo Lula?
Lula afirmou que o PIB cresceu quase 3% no ano passado, o salário-mínimo teve aumento acima da inflação, a inflação está sob controle e a taxa de desemprego é a menor em 10 anos. Mais de dois milhões e 700 mil empregos foram criados.
Quais são as conquistas sociais mencionadas por Lula?
Lula destacou a redução da fome, o fortalecimento do SUS, a volta da Farmácia Popular com novos remédios de graça, a ampliação do programa Mais Médicos, o aumento das vagas em creches, o aumento dos recursos para universidades e a abertura de 100 novos Institutos Federais.
Qual é o papel do Brasil no cenário internacional segundo Lula?
Lula mencionou a abertura de 163 novos mercados internacionais, a recuperação do protagonismo do Brasil no cenário mundial e a organização de eventos importantes como a reunião de cúpula do G-20 e a COP-30.
ESTAMOS NAS REDES
Siga-nos no X (antigo Twitter)
Siga-nos no Instagram
Curta no Facebook
Inscreva-se no Youtube
Participe do Canal no WhatsApp
O post Em pronunciamento, Lula escracha incompetência de Temer e Bolsonaro: ‘Uma enorme destruição no nosso país’ apareceu primeiro em Diário Carioca.