Telegram lança assinaturas exclusivas para criadores de conteúdo

Em comemoração aos 11 anos de existência do app, o Telegram anunciou um novo sistema de assinaturas para canais: criadores de conteúdo podem criar espaços exclusivos para fãs no mensageiro. O pagamento é feito com Estrelas, a moeda digital do aplicativo, e pode ser convertido para a criptomoeda Toncoin para retirada. 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Como deixar o Telegram mais seguro | 8 dicas

As Estrelas também podem ser enviadas em reações de mensagens nos canais, como uma forma de doação aos criadores favoritos. A plataforma introduziu a nova moeda no mês passado e já amplia as possibilidades de usá-la — é possível pagar pela assinatura de canais, por posts individuais, por reações ou até para contribuições de bots. 

O app reforça que aplica uma comissão próxima de zero para converter as Estrelas em Toncoin, enquanto o valor das reações é enviado integralmente para os administradores de canais. Além disso, a plataforma oferece um desconto de 30% para quem decidir usar as Estrelas para divulgar o espaço em anúncios no oróprio app.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Aos poucos, o Telegram mostra que pode ser uma opção viável para venda de conteúdo exclusivo. O modelo, difundido em plataformas como o OnlyFans, já chegou a mais apps, como o TikTok e o Instagram, e começa a ser consolidado no Mensageiro Azul. 

Estrelas funcionam como crédito virtual do app e podem ser usadas para ingresso em canais ou reações de mensagens (Imagem: Divulgaçaõ/Telegram)

Canais com cara de grupo

A atualização mais recente do app também liberou uma opção para deixar os canais mais informais e parecidos com grupos: agora, é possível mostrar o nome e a foto de perfil de quem administra o espaço. A medida ajuda seguidores a conhecerem melhor as pessoas responsáveis por cada post, mas é desativada por padrão.

Além disso, o Telegram reformulou o leitor de documentos no iOS e agora usa o próprio navegador do app para abrir arquivos nos formatos PDF, DOCX e XLS em abas separadas. Para começar a usar as novidades, basta atualizar o aplicativo na App Store ou na Play Store.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • 🔥 DESPENCOU | Galaxy S24 Plus com 512 GB está muito barato
  • Google Pixel 9 estreia com três tamanhos, muita IA e Gemini integrado
  • Após fim da Hello, criador do Orkut quer rede social que ‘traz o melhor de tudo’
  • Realme revela recarga de 320 W que carrega celular em 4 minutos
  • AWS e Nexa abrem 10 mil vagas para capacitação grátis em Engenharia de Prompt
  • Icônico DeLorean vira carro elétrico moderno com preço de esportivo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.