Salto da arrecadação em janeiro reduz chance de bloqueios no Orçamento

O crescimento da arrecadação registrado no início deste ano pode ajudar o governo federal a evitar bloqueios no Orçamento de 2024. Dados divulgados nesta quinta-feira (22/2) mostraram que as receitas federais bateram recorde em janeiro, atingindo R$ 280,6 bilhões, um acréscimo real de 6,67% em relação ao mesmo mês de 2023. 

Esse desempenho positivo da arrecadação, principalmente se repetido em fevereiro, reduz as chances de desequilíbrios acentuados no relatório de receitas e despesas do governo, que será divulgado em março.

Essa, por exemplo, é a expectativa da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “A depender do que vier até o fim de fevereiro, nosso contingenciamento vai ser muito aquém do que imaginávamos”, disse Tebet, na quarta-feira (22/2), após se reunir com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O contingenciamento impõe uma limitação temporária sobre parte do Orçamento. Ele ocorre quando as receitas previstas não se concretizam e ocorre um desequilíbrio em relação às despesas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.