Carros com tração traseira são mais estáveis, especialmente em altas velocidades, têm distribuição de peso mais equilibrada, melhor raio de direção e frenagem mais eficiente. Por tudo isso, acabam se tornando mais gostosos de dirigir.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- O que é a icônica tração quattro da Audi? Veja como funciona
- Preview Audi A5 quattro | Badalada tração torna carro “bom de pista”
Por que, então, as montadoras optaram por não fabricar mais tantos carros com tração traseira, exceto em modelos esportivos? É isso o que a reportagem do Canaltech perguntou para um dos maiores especialistas do segmento no Brasil.
Conversamos com Fernando Batista, o Batistinha, piloto, preparador e proprietário da BTS Performance. E ele explicou, de maneira bem simples, os motivos pelos quais hoje não se usa mais tração traseira na maioria dos carros.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“A maioria prefere os carros com tração dianteira porque geram menos custos. Isso acontece porque ele leva menos peças. Não precisa cardan [componente que transmite a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial], o diferencial já está acoplado no câmbio. Acaba ficando mais compacto, mais leve e reduzindo os custos para a montadora”, resumiu.

Vantagens e desvantagens da tração traseira
Os carros com tração traseira, vale lembrar, são aqueles que contam com um motor montado longitudinalmente na dianteira, configuração que transfere a força da tração para as rodas traseiras. Resumindo: a tração traseira faz com o que o carro rotacione a traseira em direção oposta à curva caso o motorista perca o controle.
Há algumas boas vantagens que esse tipo de carro oferece:
- Maior aderência no momento da aceleração;
- Inércia mais uniforme nas curvas;
- Melhor distribuição de peso.
Nem tudo, porém, é extremamente positivo em carros de tração traseira e, por isso, hoje as montadoras preferem os modelos com tração dianteira.
Entre as desvantagens que se destacam em carros com tração traseira e contribuem para as montadoras limitarem os modelos equipados dessa forma, as principais são:
- Maior custo de produção;
- Pior para tracionar em pistas com neve, gelo ou areia;
- Espaço interno reduzido por conta do túnel alongado do cardan;
- Aumento de peso do carro.
Quais carros têm tração traseira no Brasil?
Entre os carros com tração traseira que resistem no mercado e estão à venda no Brasil destacam-se o Ford Mustang Mach 1, BMW 320i M Sport, BMW M2 Competition e Porsche 718 Boxster GTS, entre outros.
O que todos eles têm em comum, além de pertencerem a marcas premium e, por isso, custarem bem mais caro que os carros “comuns”? O especialista Batistinha respondeu para o Canaltech:

“O uso da tração traseira acabou ficando direcionado principalmente para os carros de pista, considerados mais superesportivos”, concluiu o preparador, que tem no Ford Mustang uma de suas especialidades.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Cientistas descobrem como regenerar neurônios antigos
- Batman corrige oficialmente um apelido usado pelos fãs há décadas
- Redmi Note 14 Pro vaza com visual renovado e possível data de estreia
- 😍 SPEAKER COMPACTO | Lenovo TS33 custa apenas R$ 71 em nova oferta
- 🤑 BARATO | Compre iPhone 13 de 256 GB em ótima oferta
- Antony Starr | 5 filmes e séries com o ator que é o Capitão Pátria em The Boys