Itaú lança cartão de pagamento por voz para deficientes visuais

O Itaú Unibanco anunciou a criação do primeiro cartão de pagamento que funciona com comando de voz. Desenvolvido em parceria com a empresa de tecnologia Thales, o novo cartão chega em setembro e deve ajudar clientes com deficiência visual a clientes com deficiência visual a evitar golpes ao pagar por compras.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Itaú vai habilitar novo Pix por aproximação em maquininhas a partir de outubro

Na hora de fazer o pagamento em maquininhas, o cartão vocaliza ao usuário o valor da compra antes que ele digite a senha e informa a conclusão da transação. O som é emitido por meio do celular, que se conecta via Bluetooth ao cartão.

Segundo o Itaú, o processo de emparelhar o cartão com o celular é bem simples. Basta aproximá-lo do smartphone com o Bluetooth ativo para fazer a conexão com segurança.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Cartão de Pagamento por Voz do Itaú visa ajudar pessoas com deficiência visual a evitar golpes (Imagem: Itaú/Divulgação)

Ao realizar qualquer pagamento, o cartão conectado comunica o valor ao aplicativo da Thales, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Em seguida, o app vocaliza a cifra ao usuário em tempo real.

Quando o cliente insere a senha na máquina para autorizar o pagamento, o aplicativo também avisa se a sequência foi digitada corretamente e se a transação foi confirmada.

O cartão fica disponível para clientes do Itaú a partir de setembro, mas ainda sem uma data exata definida. Após o lançamento, será possível solicitar o cartão por meio de todas as plataformas do banco.

Itaú assume compromisso com diversidade e inclusão

Para Gustavo Daniel, head de Vendas de Serviços Bancários e de Pagamentos da Thales para o Brasil, o projeto Cartão de Pagamento por Voz foi movido pelo propósito de contribuir para uma sociedade mais inclusiva.

Durante os testes do cartão, o Itaú convidou pessoas com deficiência visual para avaliar a tecnologia do Cartão de Pagamento por Voz e coletar comentários e sugestões de melhoria.

“Temos um forte compromisso com a diversidade e a inclusão. Por isso, desenvolvemos este cartão para que possamos auxiliar milhares de clientes do banco a realizarem seus pagamentos via cartão com muito mais autonomia e segurança nas transações presenciais”, explicou Mario Miguel, diretor de Cartões, do Itaú Unibanco, em nota.

Assista ao vídeo: Pagar pelo celular é mais seguro que o cartão de crédito? E pelo relógio?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Por que carros sedan não têm limpador de vidro traseiro?
  • Nova HQ revela que sempre houve um quarto membro secreto na Trindade DC
  • Galaxy S25 Ultra ganha nova certificação com detalhes de bateria
  • 🤑 MUITO BARATO | Compre POCO X6 Pro de 512 GB em preço imperdível
  • Deadpool irrita o Hulk a ponto de vermos o impacto total de soco na força máxima
  • AWS e Sebrae abrem inscrições para curso de IA generativa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.