A Microsoft anunciou que o Copilot for Security, solução de IA generativa da empresa para o setor de segurança digital, estará disponível globalmente no dia 1º de abril de 2024. Após um período de acesso antecipado com feedbacks de diferentes setores, a Big Tech afirma estar pronta para disponibilizar o serviço e mostrar que profissionais experientes são mais rápidos e precisos ao usar a plataforma.
- Aprenda usar o Copilot no Windows
- Como o ChatGPT pode ser um aliado na segurança cibernética?
Inteligência artificial focada em segurança
O Copilot for Security promete ajudar quem trabalha com segurança e TI a captar o que os outros programas do gênero não percebem. Assim, seria possível agir com mais rapidez na defesa digital ao receber diagnósticos da IA.
Segundo a Microsoft, o bot é informado por dados em grande escala e inteligência de ameaças, o que inclui mais de 78 trilhões de sinais de segurança processados pela empresa de Redmond todos os dias. Eles são combinados com grandes modelos de linguagem para fornecer compreensões personalizadas e orientar os próximos passos da equipe de profissionais.
–
Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.
–
Na prática, o Copilot for Security funciona como um membro importante para facilitar o trabalho de um time, como explicaou ao Canaltech o Vice-Presidente de Marketing de Segurança da Microsoft, Andrew Conway:
“Digamos que a empresa tem uma equipe de segurança e está sobrecarregada. O Copilot foi projetado especificamente para fornecer mais habilidades e recursos para reduzir um incidente e manter a organização mais segura a partir de resumos, análises e sugestões”, aponta o executivo.
Vale ressaltar que a IA vai funcionar em uma plataforma independente, mas também será incorporada ao Portal do Defender (security.microsoft.com). O serviço vai estar disponível em 25 línguas, incluindo o português brasileiro, e terá planos de pagamento como o “pay-as-you-go”, que custa US$ 4 por hora e faz parte da assinatura do Azure para empresas.
Melhorias em diversos aspectos
Durante os experimentos no acesso antecipado da IA, a MS notou pontos interessantes que merecem o destaque:
- Analistas de segurança experientes foram 22% mais rápidos com o Copilot;
- Os profissionais foram 7% mais precisos em todas as tarefas ao usar o robô;
- 97% disseram que desejam usar a IA na próxima vez que realizarem a mesma tarefa.
“Quando colocamos o Copilot nas mãos das equipes de segurança, podemos quebrar barreiras de entrada e melhorar a experiência de trabalho para todos, independentemente do nível de habilidades”, conclui Conway.
Funções do Copilot for Security
A MS afirmou que a IA vai trazer novas capacidades quando for lançada globalmente no dia 1º de abril. São elas:
Prompt Books personalizados
Permitem que os clientes criem e salvem suas próprias séries de prompts em linguagem natural para fluxos de trabalho e tarefas de segurança comuns.
Integração da base de conhecimento
Ainda em versão prévia, permite que o profissional integre o Copilot for Security à sua lógica de negócios e realize atividades com base em seus próprios guias passo a passo.
Suporte multilíngue
A IA pode processar solicitações e responder em 8 idiomas diferentes com 25 idiomas suportados na interface.
Conexão com o Defender EASM
É possível se conectar à sua superfície de ataque externa selecionada do Defender EASM para identificar e analisar as informações mais atualizadas sobre os riscos da superfície de ataque externa da sua organização.
Microsoft Entra
Os logs de auditoria e de diagnóstico do Microsoft Entra fornecem informações adicionais para uma investigação de segurança ou problema de TI, além da análise de logs de auditoria relacionados a um usuário ou evento específico, resumidos em linguagem natural.
Relatórios de uso
Esse recurso fornece insights do painel sobre como as equipes usam o Copilot para que o profissional possa identificar ainda mais oportunidades de otimização.

Deu para notar que a Microsoft continua os investimentos no produto Copilot, pois o bot já consegue até fazer certas coisas melhores do que o ChatGPT. A adição da IA na segurança só reforça que o suporte à IA é um caminho sem volta para a empresa de Redmond.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- A tragédia da vida de Jake Lloyd, o ator que fez o jovem Anakin
- WhatsApp começa a bloquear prints de foto de perfil
- Erupção solar causa apagão de rádio no Brasil
- Programa do IRPF 2024 já está disponível; veja como baixar
- Kairos | Foguete do Japão explode em seu 1º voo
- Os 10 melhores jogos de corrida para Android