Faltam poucas horas para o lander Odysseus tentar pousar na Lua. A espaçonave da Intuitive Machines vai tentar descer a uma pequena cratera a 300 km do polo sul, e se tudo correr bem, esta vai ser a primeira espaçonave privada a pousar em segurança em nosso satélite natural.
- Veja quais são as missões espaciais mais importantes de 2024
- 5 fatos sobre a Lua que vão te surpreender
O pouso deve acontecer às 18h24, no horário de Brasília. No entanto, é difícil dizer ao certo o horário em que o Odysseus vai descer à superfície lunar, porque há vários fatores envolvidos — o principal deles é o momento em que a espaçonave acionar seus motores para sair da órbita lunar e iniciar a descida.
Flight controllers analyzed the post-Lunar Orbit Insertion engine burn data and updated the anticipated flight maneuver timing, including an expected 1630 CST landing opportunity on Thursday. The landing opportunity will be Odysseus’ hardest challenge yet. The lander continues to… pic.twitter.com/T6ULovaOPf
–
Podcast Canaltech: de segunda a sexta-feira, você escuta as principais manchetes e comentários sobre os acontecimentos tecnológicos no Brasil e no mundo. Links aqui: https://canaltech.com.br/podcast/
–— Intuitive Machines (@Int_Machines) February 21, 2024
O procedimento deve acontecer quando faltar uma hora para o pouso, e é necessário para o Odysseus entrar em uma órbita de 100 km de altitude no ponto mais alto e 10 km no mais baixo. A ideia é que o ponto de menor altitude esteja exatamente acima do local desejado para o pouso.
Durante a descida final, o Odysseus vai usar suas câmeras e lasers para se aproximar da superfície lunar, enquanto aciona motores para desacelerar. Segundo a Intuitive Machines, deve haver um atraso de 15 segundos até a confirmação do pouso na Lua.
Se tudo der certo, o Odysseus vai pousar na cratera Malapert A, uma formação de aproximadamente 69 km de diâmetro. O esperado é que a espaçonave permaneça ativa na Lua por cerca de sete dias, encerrando a missão quando a noite lunar começar.
Odysseus’ Terrain Relative Navigation camera captured this image of the Bel’kovich K crater in the Moon’s northern equatorial highlands.
It is an approximate 50 km diameter crater with mountains in the center, made when the crater was formed.
(21FEB2024 1750 CST) pic.twitter.com/0egu0NOrKP— Intuitive Machines (@Int_Machines) February 21, 2024
A expectativa é grande para o desfecho da IM-1 (nome dado à missão), e não é sem motivo. Além de o possível sucesso marcar o primeiro pouso lunar já feito por uma espaçonave privada, pode representar também o primeiro pouso de uma sonda estadunidense desde aquele da missão Apollo 17, em 1972.
Como ver online o pouso do Odysseus na Lua
Você pode acompanhar o pouso do lander Odysseus na transmissão da NASA a partir das 17h, no horário de Brasília. Para isso, é só acessar o site da agência espacial.
Outra opção é conferir a transmissão da Intuitive Machines, exibida no site da missão IM-1. Como esta live vai ser semelhante à da NASA, é provável que comece no mesmo horário.
Leia a matéria no Canaltech.
Trending no Canaltech:
- Brasileiro pode ter descoberto planeta escondido no Sistema Solar
- Estrutura misteriosa em forma de onda está se movendo por nossa galáxia
- Círculo de fogo deve se formar no Oceano Atlântico
- Artigo científico com imagens esdrúxulas de IA é retirado do ar
- Bug permite postar foto gigante no Instagram; saiba como fazer
- Especialista explica por que não revelar dados pessoais a uma IA