Carros da Tesla agora encontram dono sozinhos no estacionamento

O Sistema Full Self-Driving (FSD), evolução do antigo Autopilot (a função de piloto automático inteligente) da Tesla, é o campeão de reclamações na NHTSA, órgão fiscalizador de trânsito nos Estados Unidos. Mesmo com incontáveis falhas registradas, incluindo acidentes fatais, a Tesla promete que a mais recente atualização do software finalmente cumprirá a antiga promessa de que os carros saiam do estacionamento e encontrarem o dono. Totalmente por conta e com menos falhas.

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Recurso “realmente inteligente”

A função de estacionamento é chamada de Smart Summon e faz parte do pacote original do Autopilot, que é de 2016. Mas há quase dois anos o próprio Elon Musk, bilionário criador da Tesla e atualmente envolvido em braço-de-ferro jurídico com o Brasil, admitiu que a ação era pouco inteligente e falhava demais.

Agora, Musk usou seu perfil no X (rede social bloqueada no país por decisão do STF) para avisar que o update 2024.27.20 chegará de forma ampla aos clientes da Tesla até o final de setembro, trazendo consigo a versão melhorada do Actually Smart Summon (ASS, na sigla de duplo sentido em inglês, que pode ser traduzida diretamente pode ser “invocação realmente inteligente”).


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Atualização de setembro permite que carros da Tesla encontrem motoristas no estacionamento (Foto: Roberto Nickson/Unsplash/CC)

O recurso permite que o dono do carro use o app de celular para chamar o veículo de forma autônoma, sem um condutor a bordo. A Tesla ressalta, porém, que o carro precisa estar dentro de um raio de cerca 60 metros, e orienta os clientes a usarem apenas dentro de estacionamentos e áreas fechadas com velocidade extremamente reduzida.

Além disso, o motorista deve acompanhar o movimento do carro pela transmissão de câmera ao vivo do app durante toda a manobra.

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Recurso “pouco inteligente”

Essa mesma atualização traz ainda o Dumb Summon (ou “invocação burra”), que permite que o carro seja apenas comandado dentro da vaga, para frente e para trás.

Esta função é similar a outras disponíveis em carros de topo de gama de marcas mais tradicionais, como BMW e Mercedes-Benz, que facilita estacionar carros maiores em vagas apertadas.

Nem todo mundo tem ASS

Até agora, a versão do sistema operacional dos carros da Tesla vinha sendo distribuída de forma gradual a alguns donos de modelos equipados com o Hardware 4 nos Estados Unidos. Basicamente, Model S, Model X e Model Y fabricados a partir do segundo bimestre de 2023, além do Model 3 2024.

Não se sabe se veículos mais antigos, com o Hardware 3, também serão beneficiados. Além disso, não vale para os Tesla vendidos na Europa e China, uma vez que essas regiões não permitem o uso das funções semiautonônomas da empresa.

 

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