Urnas eletrônicas recebem mídias com dados dos eleitores e candidatos

Santa Catarina utilizará 17.179 urnas eletrônicas na eleição deste ano. Além disso, foram separadas 1.700 como garantia, caso alguma precise ser substituída. Nesta segunda-feira (23), o TRE-SC (Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina) promoveu a audiência de configuração e carga das urnas de São José, na Grande Florianópolis, que terá 296 equipamentos.

Urnas eletrônicas em São José já estão configuradas com dados dos candidatos e eleitores da cidade

Urnas eletrônicas em São José já estão configuradas com dados dos candidatos e eleitores da cidade – Foto: Erick Almeida/TRE-SC/Divulgação/ND

Excetuando as mais de 5.000 urnas da Grande Florianópolis, que permanecem na região, as demais foram enviadas para diferentes locais pelo Estado, aguardando a votação.

Neste ano, o primeiro turno será em 6 de outubro e o segundo turno, que pode ocorrer em Joinville, Blumenau e Florianópolis, em 27 de outubro.

Credibilidade das urnas eletrônicas

A presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, destacou que o intuito da audiência é permitir a verificação pública da inserção das mídias nas urnas eletrônicas para dar a credibilidade que o processo eleitoral tem. “Sabemos que surgem muitas notícias que não correspondem. Nosso processo é seguro”, salientou.

Processo de preparação e verificação das urnas é totalmente seguro, garante o Tribunal Regional Eleitoral

Processo de preparação e verificação das urnas é totalmente seguro, garante o Tribunal Regional Eleitoral – Foto: Erick Almeida/TRE-SC/Divulgação/ND

Diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Ribeiro disse que a cerimônia consistiu na demonstração do trabalho dos cartórios eleitorais. Na segunda-feira (23), as urnas de São José receberam dados dos eleitores, candidatos e seção eleitoral. No caso dos candidatos, foram inseridas mídias constando os deferidos e os deferidos sub judice [aguardando decisão].

Neste ano, serão utilizadas urnas diferentes, sendo a de 2022 a mais moderna. “A diferença em relação às outras é a acessibilidade. Melhorou a interação para pessoas com deficiência. De resto, é o mesmo equipamento e funcionalidade”, afirmou Gonsalo Ribeiro.

Diretor de Tecnologia do TRE-SC, Samuel Fernandes Ribeiro destacou que as urnas utilizam as mesmas tecnologias do Pix, a certificação digital. “A garantia é a mesma. Quando você faz o Pix, tem certeza que é você fazendo e a pessoa que recebe sabe que você fez. Isso é por causa da certificação digital, tecnologia usada na urna eletrônica”, afirmou.

As urnas eletrônicas deste ano serão mais modernas e contam com a mesma tecnologia de certificação do Pix, segundo o diretor de tecnologia do TRE-SC

As urnas eletrônicas deste ano serão mais modernas e contam com a mesma tecnologia de certificação do Pix, segundo o diretor de tecnologia do TRE-SC – Foto: Erick Almeida/TRE-SC/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.