Por que algumas árvores têm o tronco pintado de branco?

Já viu alguma vez árvores com o tronco pintado de branco em praças ou ruas da sua cidade? A prática comum no Brasil não é apenas uma questão de estética, mas sim, cumpre funções importantes que auxiliam na saúde e na proteção de algumas espécies na natureza.

Árvores com o tronco pintado de branco

O tronco pintado de branco nas árvores é cal – Foto: Reprodução/ND

A engenheira química Paola Anaya explicou, ao La Tribuna, que o produto branco é cal e serve para “proteger a casca das árvores juvenis com novos brotos contra a radiação solar e alguns ataques de microrganismos ou insetos”.

Ou seja, pintar as árvores de branco é uma técnica simples, mas eficaz, para proteger a saúde delas, especialmente em áreas com climas extremos.

Além disso, a calagem, como é chamado, contribui “para modificar periodicamente o pH do solo à medida que é lixiviada (lavada), devido à chuva ou irrigação que pode atingir as bases dos troncos”.

Nem todas as árvores são pintadas de branco. Geralmente, a técnica é usada em árvores jovens ou espécies mais vulneráveis.

Em ambientes urbanos, a calagem é feita, geralmente, em espécies como pinheiros, eucaliptos e salgueiros. Além disso, em áreas rurais ou agrícolas, é realizado em árvores frutíferas, como cerejeiras, macieiras, pereiras, pessegueiros e ameixeiras.

O lado negativo das árvores com o tronco pintado de branco

A técnica, no entanto, também possui controvérsias. No México, ela foi proibida sob o argumento de que o cal impedia as árvores de respirarem adequadamente.

Além disso, ela pode esconder algumas infestações por pragas ou fungos cuja cor é esbranquiçada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.