Activision admite usar IA para criar conteúdo de Call of Duty

A Activision confirmou a utilização de inteligência artificial para gerar conteúdo para Call of Duty: Black Ops 6, COD Warzone e outros títulos recentes da franquia. O assunto vem sendo debatido pela comunidade há algum tempo, mas agora a companhia teve de se pronunciar oficialmente no Steam – que exige informações do gênero para ciência dos jogadores.

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Em sua página oficial, a Activision revela o uso da IA generativa dentro dos jogos e também de material promocional relacionado a eles. Isso pode justificar alguns personagens com seis dedos em imagens oficiais e também “Calling Cards” que contêm erros similares. 

“A equipe utiliza ferramentas de IA generativa para ajudar no desenvolvimento de alguns ativos do jogo”, afirma a Activision na página dos jogos Call of Duty.


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É notável que, em sua página, são citados os jogos Call of Duty: Black Ops 6, COD Warzone, Call of Duty: Modern Warfare III e Modern Warfare II. No entanto, não foi revelado se o uso da inteligência artificial generativa ocorre em todos eles ou se apenas nos jogos mais atuais.

Tweet que mostra a confirmação da Activision usar IA em Call of Duty
A Activision confirma uso de IA generativa em Call of Duty no Steam (Imagem: Reprodução/X (antigo Twitter)

Uso da IA além de Call of Duty

Outro aspecto que vale mencionar que não é apenas a Activision que está usando IA generativa com Call of Duty, mas diversos outras produtoras e estúdios já confirmaram que estão a utilizando em algum grau para criar conteúdo dentro de seus títulos.

Uma delas é a Electronic Arts, que já revelou ter usado a tecnologia para formar os rostos e corpos dos atletas vistos em EA Sports College Football 25. De acordo com a companhia, tanto a inteligência artificial quanto o machine learning foram utilizados para criar imagens de 11 mil personagens in-game.

Já produtoras como a Embracer Group e Square Enix garantiram que estão investindo em ferramentas do gênero, apesar de não ter sido divulgado se algum jogo criado pelos seus estúdios as utilizaram nos lançamentos recentes ou se é algo que veremos no futuro.

A única que segue com um pé atrás em relação ao uso da IA generativa é a Take-Two Interactive (responsável por GTA, Borderlands e 2K Games). O CEO da companhia, Strauss Zelnick, revelou que a tecnologia não ajudará os desenvolvedores da forma como a indústria gaming tem ponderado e que é algo a ser analisado com cautela.

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