Novos motores da Toyota terão potência absurda, mesmo sem eletrificação

A Toyota segue realizando testes nos motores que estão sendo desenvolvidos junto com a Mazda e a Subaru para prolongar a vida dos propulsores a combustão e, assim, evitar a migração de 100% do portfólio para carros puramente elétricos, os chamados BEVs.

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Toyota promete 10 novos carros elétricos até 2026

Depois de divulgar que as primeiras experiências com os novos motores híbridos foram satisfatórias, as novas informações a respeito indicam que as marcas japonesas têm em mãos um motor com potência absurda, mesmo sem o auxílio da eletrificação.

O novo motor 2.0 turbo chegaria a entregar 592 cv de potência “pura” ao motorista. Além dele, outras duas versões, igualmente interessantes, mas menos potentes, também estariam sendo produzidas, mas para o consumidor comum: uma com 395 cv e 56 kgf/m de torque e outra com 296 cv e 40 kgf/m.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os novos motores turbo, segundo a marca, teriam melhor eficiência térmica e, com isso, embora mais potentes, também seriam menos poluentes e mais econômicos. A ideia é que todos sejam preparados para se adequar às futuras leis de emissões, que serão ainda mais rigorosas que a atual.

Motor 2.0 turbo que a Toyota está desenvolvendo pode entregar quase 600 cv de potência (Imagem: Divulgação/Toyota)

Celica ou Toyota MR2 podem renascer

O que mais chamou a atenção nessa nova rodada de informações sobre os futuros motores que a Toyota está desenvolvendo foi mesmo o 2.0 turbo que entregará quase 600 cv sem auxílio da hibridização. E os comentários a respeito de qual será o modelo agraciado com esse “monstro” já começaram a pipocar.

As marcas envolvidas no projeto não confirmam, mas as especulações apontam que a Toyota estaria pensando em remodelar o MR2 ou o icônico Celica, tanto em versões eletrificadas quanto a combustão.

Lenda do rally, Toyota Celica pode ser relançado pela marca (Imagem: Garek Laird/Wikimedia/CC)

O MR2 ficou em linha entre 1984 e 2007, e foi o primeiro carro de produção com motor central fabricado no Japão. O Celica, por sua vez, fez sucesso nas pistas de rally e ficou em linha de produção entre os anos de 1986 e 1999.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Por que carros sedan não têm limpador de vidro traseiro?
  • Musk fecha as portas do X/Twitter no Brasil e demite todos os funcionários
  • Galaxy S25 Ultra ganha nova certificação com detalhes de bateria
  • Steam implementa grande mudança em seu sistema de reviews
  • AWS e Sebrae abrem inscrições para curso de IA generativa
  • É perigoso deixar o celular carregando depois dos 100%? O que acontece?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.