Caso Virginia: qual é o limite de ovos que podemos comer por dia?

Desde que revelou nas redes sociais que consome cerca de 20 ovos de galinha por dia, Virginia Fonseca se tornou um dos assuntos mais comentados na internet. Com a nova dieta, a influenciadora almeja “voltar ao shape“, visto que ganhou 27 quilos na última gestação, conforme ela mesma afirmou.

De acordo com a nutricionista Cibele Santos Nakao, o consumo de ovos pode ser uma parte saudável de uma dieta voltada para emagrecimento e ganho de massa muscular. No entanto, a quantidade deve ser adequada e equilibrada dentro de um plano alimentar geral.

O alto teor de proteínas do ingrediente, por exemplo, colabora com a saciedade, facilitando, consequentemente, o controle de calorias. Ainda, os ovos são relativamente baixos em calorias (cerca de 70 a 80 calorias por ovo unidade. “Isso permite que eles sejam incluídos em uma dieta hipocalórica sem comprometer a ingestão de nutrientes”, afirma a especialista.

Ovos
Qual é o limite de ovos que podemos comer por dia?

Também, as proteínas e gorduras saudáveis encontradas nos ovos podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, o que pode reduzir os picos de fome e os desejos por alimentos não saudáveis.

Já os aminoácidos essenciais tornam o ingrediente uma excelente opção para quem busca ganhar massa muscular.

Cuidado!

Apesar dos benefícios listados acima, Cibele Santos Nakao faz algumas considerações no que diz respeito ao consumo exagerado de ovos. A primeira delas é o aumento dos níveis de colesterol no sangue em algumas pessoas, o que eleva o risco de doenças cardiovasculares.

Outro alerta vai para o total de calorias. Embora cada unidade seja “pouco calórica”, conforme a profissional mencionou, uma porção muito grande pode conter uma quantidade significativa de calorias, o que pode contribuir para o ganho de peso, se não houver equilíbrio com outras fontes de nutrientes na dieta.

Ovos fritos
As proteínas e gorduras saudáveis encontradas nos ovos podem ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue

“Uma alimentação balanceada deve incluir uma variedade de alimentos. Focar apenas em ovos pode resultar em deficiências nutricionais”, adverte Cibele.

Qual é o limite de ovos que podemos comer por dia?

Segundo a nutricionista, não há um consenso universal sobre um número exato de ovos que uma pessoa pode comer por dia, pois esse número pode variar dependendo de fatores como saúde individual, o nível de atividade física e outros aspectos da dieta.

Entretanto, a profissional explica que a maioria das diretrizes nutricionais sugere que o consumo de ovos seja moderado. “Muitas diretrizes indicam que três a sete ovos por semana é uma quantidade adequada para a maioria das pessoas. Isso equivale a cerca de 1 a 1,5 ovos por dia”, diz.

Pesquisas propõem, também, que o consumo excessivo de ovos pode afetar os níveis de colesterol no sangue em algumas pessoas. “A maioria das diretrizes atuais demonstra que a maior parte dos indivíduos pode consumir até um ovo por dia sem aumento significativo do risco cardiovascular, mas isso pode variar de pessoa para pessoa”, salienta.

Ovos brancos
Não há um consenso universal sobre um número exato de ovos que uma pessoa pode comer por dia

Indivíduos com condições de saúde específicas, como diabetes ou doenças cardiovasculares, podem precisar de orientações diferentes, de acordo com a especialista. “É sempre importante consultar um médico ou nutricionista se você tiver preocupações sobre o consumo de ovos”, frisa.

Em quais momentos do dia fazer o consumo de ovos?

Segundo Cibele, a ingestão de ovos pode ser benéfica em diferentes momentos do dia, dependendo dos objetivos e preferências de cada pessoa. No café da manhã, eles podem ajudar a aumentar a saciedade e reduzir a fome ao longo da manhã. A profissional sugere prepará-los de várias maneiras, como cozidos, mexidos ou em omeletes.

Os ovos cozidos, por sua vez, também podem ser um lanche prático e nutritivo durante o dia, fornecendo proteína e nutrientes sem muitas calorias.

Pessoa comendo refeição com ovos
A ingestão de ovos pode ser benéfica em diferentes momentos do dia

Em almoços e jantares, o alimento é uma ótima opção ao ser incorporado em saladas, pratos principais ou acompanhamentos, oferecendo uma fonte de proteína em refeições que podem variar ao longo do dia.

Já em momentos como pós-treino, consumir o ingrediente ou realizar uma refeição rica em proteínas pode ajudar na recuperação e no reparo muscular, conforme a nutricionista aponta.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.