Polícia derruba site que ensinava estelionatários sobre como aplicar golpes

A polícia de São Paulo derrubou site que ensinava técnicas a estelionatários para enganar vítimas, assim como prendeu uma espécie de “professor” que liderava a plataforma. As informações foram dadas pelo Fantástico no último domingo (5). 

  • Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
  • Quais são os principais “golpes do Pix” e o que fazer para evitá-los
  • 10 dicas para evitar ataques, fraudes e golpes no celular

O site ilegal chamava-se “Brasil Store” e operava como uma loja virtual específica para criminosos que dava acesso a dados sigilosos como número de contas bancárias e cartões clonados. Assim, os assinantes da plataforma poderiam aplicar golpes e fazer compras em nomes de outras pessoas. 

O suposto professor chama-se Paulo César Gomes da Silva Dutra e tinha o apelido de “Banucha Gomes”. Preso em dezembro de 2024 na cidade de Rio das Ostras (RJ), conseguiu atingir um público de mais de 50 mil pessoas através do site, além de disponibilizar mais de 10 mil cartões bancários clonados somente no fim de 2024. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Segundo a reportagem, Banucha faturava cerca de R$ 1,5 milhão por mês e ensinava quais nomes, técnicas, equipamentos para praticar o crime e até mesmo tinha uma apostila para os assinantes do site.

Crescimento de golpes digitais

Em 2024, o número de crimes digitais no Brasil cresceu 45% em relação a 2023, a porcentagem totaliza cerca de 5 milhões de fraudes, segundo pesquisa feita pela Associação de Defesa de Dados Pessoais e do Consumidor (ADDP).

Outra pesquisa feita pela Silverguard aponta que golpes que oferecem produtos ou serviços falsos lideram a lista de crimes digitais praticados e vai de acordo com o levantamento da ADDP que listou golpes bancários, phishing e fraudes sociais entre os mais comuns. 

A perda financeira de fraudes bancárias pode chegar a um valor maior do que o salário mínimo que, muitas das vezes, não é retornado à vítima, como indica a reportagem feita pelo Canaltech

Como se proteger de golpes digitais

São diversos golpes que exploram os dados bancários. Por isso, é preciso estar sempre atento no uso de aplicativos e sites. 

Confira dicas para se proteger:

  • Mantenha seus dados atualizados e protegidos através de autenticação e validação de identidade;
  • Confira todos os detalhes da transação antes de confirmar qualquer pagamento;
  • Utilize apenas plataformas de pagamento confiáveis, sites e apps oficiais;
  • Verique com frequência a movimentação da sua conta para ver se não há qualquer transação desconhecida. 

Leia mais:

  • Golpe do “Pix errado” explora recurso de devolução; veja como evitar
  • Fiz um Pix errado e a pessoa não quis devolver: e agora?
  • Casos de estelionato virtual crescem mais de 10% no Brasil

VÍDEO: GOLPE PIX ERRADO | Dicas | #Shorts

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.