Destaque da NASA: coroa solar em eclipse é a foto astronômica do dia

A coroa solar, a atmosfera mais externa do nosso astro, aparece com vários detalhes na foto destacada pela NASA nesta terça-feira (2). Normalmente, ela fica ofuscada pela luz do Sol, mas isso muda durante eclipses solares totais, como aquele que vai acontecer no dia 8.

  • 5 curiosidades sobre o eclipse solar de abril
  • Eclipses solares totais vão acabar. Quando vai ser o último?

O brilho do Sol torna bastante difícil fotografar a coroa solar. Mesmo assim, o fotógrafo Phil Hart conseguiu registrar a beleza da sua estrutura durante o eclipse solar total de 2023, fazendo vários cliques e aplicando técnicas de processamento digital. 

Na imagem, se destacam as várias camadas da coroa solar e seu brilho, vindo de uma mistura de gases extremamente quentes e campos magnéticos da estrela. Também é possível ver proeminências solares rosadas perto da borda do disco solar.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Apesar de ser a camada mais longe da fotosfera (a superfície do Sol), a coroa solar é muito mais quente. Este mistério intriga os astrônomos há anos, que seguem tentando entender o que torna as temperaturas ali tão altas. 

Detalhes da coroa solar registrados durante eclipse visto da Austrália (Imagem: Reprodução/Phil Hart)

No ano passado, a Agência Espacial Europeia e a NASA uniram forças para investigar a temperatura da coroa solar com suas sondas Solar Orbiter e Parker Solar. Os dados obtidos mostraram um processo de turbulência, que pode ser uma peça importante neste quebra-cabeças.

Eclipse solar em abril

Eclipses solares totais são fenômenos que acontecem quando a Lua fica entre o Sol e a Terra, bloqueando por inteiro o disco solar. Para isso, o tamanho aparente do nosso satélite natural deve ser igual ou um pouco maior que o do Sol. 

O tamanho aparente da Lua depende da distância dela em relação à Terra. Como ela orbita nosso planeta em uma trajetória levemente elíptica, ora fica à distância máxima de nós, ora se aproxima, parecendo levemente menor e maior, respectivamente. 

Um evento do tipo vai acontecer no dia 8, quando a Lua vai cobrir totalmente o disco solar. O eclipse solar total vai ser visível em uma faixa que se estende do México aos Estados Unidos e Canadá; fora desta região, observadores vão conferir um eclipse solar parcial.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Bandidos usam GTA 6, Notion e mais para roubar senhas de usuários de Mac
  • “Sol artificial” chega a 100 milhões de graus por 48 segundos
  • Eclipse lunar e meteoro bola de fogo são registrados no RS
  • As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente
  • Fabricante chinesa cria CPU em 14 nm para IA 90% mais barato que GPUs
  • 8 modelos de planilhas prontas para controle de gastos mensais
Adicionar aos favoritos o Link permanente.