Lula reforça apoio a Motta e Alcolumbre

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta segunda-feira (3), no Palácio do Planalto, os novos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Durante o encontro, Lula enfatizou que os parlamentares “não terão problema na relação” com o Executivo.

Os dois foram eleitos no último sábado (1º) para um mandato de dois anos, que segue até fevereiro de 2027. O petista ressaltou seu apoio e disse confiar no compromisso democrático dos novos líderes do Legislativo.

Compromisso com a democracia

Durante o pronunciamento, Lula destacou a importância da relação entre os poderes. Segundo ele, o bom desempenho de Motta e Alcolumbre na liderança do Congresso também beneficiará o Executivo e o país.

“Estou aqui com Davi Alcolumbre, eleito presidente do Senado com 73 votos, e com o companheiro Hugo Motta, eleito presidente da Câmara com 444 votos. Estou muito feliz porque sou amigo dos dois e conheço o compromisso democrático que eles têm”, declarou Lula.

O presidente também garantiu que não enviará projetos ao Congresso sem consultar lideranças políticas previamente. Para ele, o alinhamento entre os poderes servirá de modelo para a política nacional.

Alinhamento entre Executivo e Legislativo

Tanto Motta quanto Alcolumbre reafirmaram a intenção de manter um relacionamento harmonioso com o governo. O novo presidente da Câmara destacou a necessidade de colaboração entre os poderes para avançar com uma pauta positiva.

“O Congresso estará à disposição para construirmos uma pauta positiva para o país. Essa harmonia é o que o Brasil precisa”, afirmou Motta.

O senador Davi Alcolumbre reforçou que o Poder Legislativo deve atuar para atender às demandas da população.

“Fazer um Legislativo forte, altivo e equilibrado é fundamental para darmos respostas à sociedade brasileira”, declarou Alcolumbre.

Entenda o caso: Lula e a nova liderança do Congresso

  • Eleitos no sábado (1º), Hugo Motta e Davi Alcolumbre comandarão o Congresso até 2027.
  • Lula reforça apoio e garante relação harmoniosa entre Executivo e Legislativo.
  • Presidente defende consulta prévia a lideranças antes do envio de projetos ao Congresso.
  • Motta e Alcolumbre afirmam compromisso com a democracia e pautas positivas.

O post Lula reforça apoio a Motta e Alcolumbre apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.