O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga nesta quinta-feira (4/4) ação que pode cassar o mandato do senador Jorge Seif (PL). Seif é investigado por abuso de poder econômico nas últimas eleições por usar usado aeronaves de Luciano Hang, dono da Havan, durante a campanha das Eleições 2022.
A disposição das aeronaves para o senador não constam na prestação de contas da campanha.
Os ministros analisam recurso contra decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) que rejeitou ação de investigação judicial eleitoral (Aije).
A ação também abrange os empresários Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, e Almir Manoel Atanázio dos Santos, então presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados da cidade de São João Batista (SC).
A coligação “Bora Trabalhar” (Patriota/PSD/União) acusa todos os réus pela uso irregular de helicóptero para transporte e participação em eventos; de uso de estrutura material e pessoal das lojas Havan para veiculação de campanha e pelo financiamento ilegal de propaganda em evento realizado no município.
Além disso, o senador teria sido financiado por um sindicato e recebido assessoria de imprensa por parte da Havan, empresa de Hang, o que é proibido pela legislação eleitoral. A coligação pede a inelegibilidade de Seif pelos próximos oito anos.