Cacá Tavares apresenta projeto de lei que cria em Brusque o Dia Contra a Violência a Animais de Grande Porte

Na tribuna da Câmara de Brusque durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 19 de março, o vereador Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos) discorreu sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 27/2025, de sua autoria, que institui em Brusque o Dia Contra a Violência a Animais de Grande Porte, a ser lembrado oficialmente, todos os anos, em 28 de fevereiro. Aprovado em primeiro turno na mesma reunião, o PL prevê que a data se destine à realização de ações de reconhecimento e conscientização sobre o tema.

“Quando a gente fala sobre maus-tratos, geralmente já pensa em cachorro e gato, mas existem maus-tratos em animais de grande porte também: cavalos, burros e tudo mais. Por que criar um dia? Vai mudar o mundo? Não vai, mas pode servir para conscientizar, principalmente as crianças”, argumentou Cacá, que almeja ver o assunto abordado junto aos alunos da rede municipal de ensino.

O vereador disse que o dia 28 de fevereiro foi escolhido em memória de Xanthus, um cavalo que faleceu nesta data, em 2024, nove dias após ter sido resgatado por voluntários, em Brusque. “Infelizmente, ele estava tão debilitado, todo arrebentado por dentro. Ele veio sofrendo ao longo dos anos muitos maus-tratos. Então, a gente escolheu essa data simbólica porque, nesse dia, um cavalo morreu pelas mãos humanas”, enfatizou. “Um dia de conscientização é uma ferramenta poderosa para promover mudanças significativas no tratamento dispensado aos animais de grande porte, promovendo, assim, uma cultura de respeito e proteção”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.