Construção de UBS no Loteamento Schaefer repercute na Câmara de Brusque

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Brusque realizada na noite de terça-feira (25) foi marcada pela discussão sobre a aplicação de recursos na área da saúde. A vereadora Bete Eccel expressou preocupação com a possibilidade de o município perder verbas importantes devido à falta de planejamento e apresentação de projetos em tempo hábil.

Segundo a vereadora, existe um prazo previsto para a apresentação de propostas, mas até ao momento nada foi apresentado: “não critiquei a saúde, falei de recursos que, se o município não estiver organizado, não vai receber”, afirmou.

A vereadora também cobrou uma melhor distribuição das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em Brusque. Para ela, o bairro Centro já possui cobertura suficiente e a prefeitura deveria considerar a implantação de novas unidades em regiões ainda não atendidas: “Por que não pensar em uma unidade em um bairro? Buscar bairros que não são atendidos. Se pagam aluguel, mas está atendendo, que continue fazendo isso. Vá para um espaço onde a população não é contemplada”, pontuou.

Ouça a vereadora:

Em resposta, o líder do governo na Câmara, vereador Paulinho Sestrem, rebateu as críticas e afirmou que a administração municipal tem trabalhado com planejamento. Ele destacou que há um projeto em andamento para a construção de um novo posto de saúde na área central, mas que também há atenção voltada para outras localidades, como o bairro Thomaz Coelho.

Sestrem explicou que uma licitação para a construção de nova unidade já está sendo encaminhada e que o prefeito terá uma reunião com os moradores do Loteamento Schaefer nesta quarta-feira (26) para tratar sobre a situação que gerou polêmica.

Sobre as críticas em relação à perda de recursos, o vereador disse que “é muito simples ficar falando de suposição, de ‘se perder o recurso’…”, comentou, reforçando que o governo tem atuado com responsabilidade e cautela na destinação das verbas.

Ouça o vereador:

Loteamento Schaefer

Ao jornalismo da Rádio Araguaia, moradores do Loteamento Schaefer (Centro) manifestaram descontentamento em relação à proposta da Prefeitura Municipal de Brusque em construir uma Unidade Básica de Saúde no espaço verde existente na região.

Trata-se, segundo a população, de uma área arborizada e cuidada pelos moradores que utilizam como espaço de lazer, passeio e plantio de árvores.

Os moradores ainda levantaram questionamentos sobre a localização por questão de mobilidade, demanda local e falta de consulta aos moradores (confira a matéria aqui).

Em resposta, a secretária municipal de saúde, Thayse Rosa, afirma que a região atende às necessidades de atendimento na área central onde há grande dificuldade para se encontrar um local adequado para a construção de espaços como este e que pertençam a municipalidade.

A iniciativa, de acordo com a secretária, busca instalar a nova UBS em um terreno próprio do poder público, saindo do aluguel e atender às exigências do Ministério Público que solicitava, à época, melhorias no espaço na Unidade de Saúde do Centro.

Assim, de forma emergencial, foi localizado um prédio para aluguel. Porém, agora, busca-se ampliar o atendimento em local próprio através de investimentos federais (confira a matéria aqui) .

Adicionar aos favoritos o Link permanente.