Desembargadora Maria Ivatônia recebe título de Cidadã Honorária do DF

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Maria Ivatônia recebeu o título de Cidadã Honorária de Brasília, nesta quarta-feira (10/4).

Natural de Arraias, no Tocantins, Maria Ivatônia tornou-se juíza do TJDFT em 1993. Antes, foi delegada da Polícia Civil de Goiás. A magistrada é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de desembargadora do TJDFT, no qual tomou posse em 2019.

“Nós, mulheres, podemos estar em qualquer lugar”, disse Maria Ivatônia ao receber o título de Cidadã Honorária de Brasília, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

“Convido a todos a sonhar o mesmo sonho que sonho. Começa pelo verbo esperançar, de fazer a nossa parte, no sentido de eu ter uma postura ativa e crítica comigo mesmo também. Pouco me adianta dizer que lutamos por igualdade, se não procuro dar a mão à pessoa que está do meu lado e fazer com que aquela pessoa deixe aquela situação de subalternidade. Agradeço a todos. É com muita humildade e gratidão que recebo esse título. E prometo que vou honrá-lo”, afirmou a desembargadora.

A honraria é concedida por deputados distritais a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do DF. No caso de Maria Ivatônia, a proposta de homenagem foi do deputado distrital Jorge Vianna (PSD).

“Ela é digna de todo reconhecimento público e conquistou, mediante trabalho persistente e eficaz em prol da coletividade, o título que hoje lhe é conferido pelo Poder Legislativo distrital”, declarou o parlamentar.

O presidente do TJDFT, desembargador Cruz Macedo, também recebeu o título de Cidadão Honorário de Brasília. A iniciativa foi do presidente da CLDF, deputado distrital Wellington Luiz (MDB).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.