Ato contra anistia em SP reuniu 6,6 mil pessoas, diz monitor da USP

São Paulo — O Monitor do Debate Político do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), da USP, e a ONG More in Common apontaram que 6.600 pessoas participaram do protesto realizado neste domingo (30/3), em São Paulo, convocado pelo deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) contra a anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e para participantes do 8 de Janeiro.

Segundo o levantamento, a contagem foi feita no momento de pico da manifestação, às 15h15, a partir de fotos aéreas que utilizam um software de inteligência artificial.

“Para fins comparativos, na manifestação pelo fim da escala 6×1, ocorrida em 15 de Novembro de 2024, convocada por Guilherme Boulos e Erika Hilton, pudemos contar a presença de 4,7 mil pessoas”, afirmam os responsáveis pelo cálculo. Os organizadores afirmaram que 25 mil participaram.

Método

Segundo a USP, foram tiradas fotos em quatro diferentes horários (14h20, 15h15, 16h27 e 16h43), com 32 imagens ao todo.

A multidão foi calculada com o método “Point to Point Network (P2PNet)”, desenvolvido por pesquisadores de uma universidade chinesa.

“No método, um drone captou imagens aéreas da multidão e o software analisou automaticamente essas imagens para identificar e marcar as cabeças das pessoas. Utilizando inteligência artificial, o sistema localizou cada indivíduo e calculou quantos pontos correspondiam a pessoas na imagem. Esse processo garantiu uma contagem precisa, mesmo em áreas densas”, dizem os responsáveis.

O método tem uma precisão de 72,9% e acurácia de 69,5% na identificação de pessoas, com margem de erro de 12%.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.