Entenda o que acontece com prêmio da Mega da Virada não retirado

Um apostador que acertou as dezenas da Mega da Virada de 2024 perdeu o direito de receber R$ 1,4 milhão após não comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal dentro do prazo de 90 dias para resgatar o prêmio.

O valor, agora indisponível para o ganhador, será destinado ao Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), conforme prevê a legislação.

A aposta fazia parte de uma das 56 cotas de um bolão registrado em Osasco (SP), que contou com oito ganhadores.

A probabilidade de acerto para o apostador que preferir a aposta de seis números da Mega-Sena é de uma em mais de 50 milhões.

Prêmio expirado e destino definido

Conforme as regras das Loterias Caixa, todos os vencedores têm até três meses após o sorteio para retirar os prêmios. Caso o prazo expire, os valores não resgatados são automaticamente direcionados ao Fies, programa do governo federal que financia mensalidades de estudantes de baixa renda em instituições de ensino superior privadas.

“Tendo em vista a prescrição do prêmio, o valor será repassado integralmente ao Fies, conforme a Lei nº 13.756/18”, informou a Caixa.

Esta não é a primeira vez que um prêmio milionário deixa de ser retirado. Somente em 2024, cerca de R$ 431.773 em premiações de loterias foram repassados ao Fies. A Mega da Virada, por distribuir valores expressivos, frequentemente registra casos de ganhadores que não buscam os prêmios a tempo.

Inúmeros apostadores perdem prêmios por descuido, extravio de bilhetes ou desconhecimento sobre os prazos. Para evitar essa situação, a recomendação é de que os jogadores guardem os comprovantes em locais seguros e confiram os resultados das loterias regularmente.

Uma decisão judicial declarou que o resgate do prêmio é de responsabilidade exclusiva do apostador, e o banco não tem obrigação de avisar os vencedores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.