A imprensa britânica especulou, em novembro do ano passado, sobre o desejo do príncipe William em sediar a edição 2025 do Earthshot Prize no Brasil. Nessa quinta-feira (3/4), o futuro rei do Reino Unido confirmou os boatos em um vídeo publicado nas redes sociais. O herdeiro do trono revelou que o Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para a premiação que condecora projetos ambientais inovadores.
A edição 2025 do Eartshot Prize será realizada em novembro deste ano. Na publicação, o príncipe William anuncia a vinda para a Cidade Maravilhosa. Em conversa com a atriz Nomzamo Mbatha e o fotógrafo Robert Irwin, o próximo rei britânico exaltou a diversidade cultural e a riqueza ambiental do país. “O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do planeta. É o lar da Amazônia”, destacou o filho do rei Charles III.
Celebridades surgiram no vídeo e ressaltaram a importância da criação de soluções ambientais inovadoras, dentre elas, a modelo Heidi Klum; a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia Jacinda Ardern; a ativista indígena Nemonte Nenquimo; e os atores Billy Porter e Cate Blanchett. O ex-jogador de futebol da seleção inglesa David Beckham pontuou: “Estou muito, muito animado. O Brasil é um lugar onde a natureza e a cultura andam de mãos dadas.”
Famosos brasileiros também marcaram presença no vídeo protagonizado pelo príncipe William, como o ator Marcos Palmeira, a jornalista Maju Coutinho e o campeão mundial de futebol da Copa do Mundo de 1994 Mauro Silva. “É uma honra imensa para nós brasileiros recebermos um evento tão importante e transformador”, salientou Cafu, capitão da Seleção Brasileira vencedora do Mundial em 2002.

“Olá, Brasil. O Earthshot Prize está chegando ao Rio em novembro! Prepare-se para grandes anúncios, histórias inspiradoras e 15 novos e incríveis finalistas do mundo todo, todos no coração do Brasil. Cercados pelas belas paisagens e energia irresistível do Rio, estamos destacando agentes de mudança onde inovação e natureza se unem para regenerar nosso planeta”, escreveram na legenda da postagem.
Além do prêmio, o príncipe William participará de outro grande evento em solo verde-amarelo: a COP30, a Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre as Mudanças Climáticas, sediada em Belém (PA). Até então, não se sabe quantos dias durará a turnê do marido de Kate Middleton pelo país sul-americano, e se ele passará por outros estados brasileiros.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.