São Paulo — A cidade de Eldorado, localizada no sul do estado de São Paulo, é conhecida como a “Amazônia Paulista” por ter mais de 70% de seu território coberto pela vegetação de Mata Atlântica.
Eldorado é o quarto maior município paulista e fez parte do primeiro ciclo do ouro, ainda no século 17. Por mais de 100 anos, fez parte do itinerário de grandes barcos que navegavam pelo Rio Ribeira.
A cidade, que tem cerca de 13 mil habitantes, oferece opções para quem gosta do turismo em meio à natureza, com 30% do território ocupado por unidades de conservação.
Um dos principais pontos turísticos de Eldorado é o Parque Estadual da Caverna do Diabo, com 6.500 metros explorados e 700 permitidos a visitação. É considerada a segunda maior unidade de conservação do estado. Recentemente, foi encontrada no local uma nova espécie de primata, o mico leão caiçara.
Para visitar o parque, é necessário pagar duas taxas: uma de R$ 19 por pessoa para acessar o local, com desconto para professores e estudantes; e outra pelo serviço de monitoria, no valor de R$ 30 por pessoa.
Comunidades caiçaras
Há também o patrimônio cultural do Vale do Ribeira, onde comunidades caiçaras, indígenas, caboclas, pescadores e pequenos produtores rurais compartilham o espaço com 26 comunidades quilombolas reconhecidas.
Em 1993, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu o local como patrimônio natural da humanidade.
Já em 1995, a cidade foi elevada à categoria de Estância Turística — cidades que possuem infraestrutura e serviços direcionados para atividades turísticas, recebendo uma verba do governo para esse fim.