Experiências personalizadas aumentam vendas, aponta estudo

De acordo com o relatório “The 2025 State of Marketing Report”, divulgado recentemente pela HubSpot, ao menos 96% dos profissionais de marketing entrevistados relataram que as experiências personalizadas aumentaram as vendas nas próprias empresas, sendo que 44% afirmaram que o aumento foi significativo e outros 44% observaram um aumento moderado.

Um segundo dado relevante para o mercado brasileiro é que 92% dos profissionais de marketing planejam manter ou aumentar investimentos em construção de marca (brand awareness) em 2025, reconhecendo a importância crescente da identidade na decisão de compra dos consumidores.

O levantamento também revela que o vídeo de curta duração continua sendo o formato de conteúdo mais eficaz tanto para empresas B2B quanto B2C, com 30% de utilização em ambos os segmentos.

Esse dado é particularmente importante para o Brasil, onde o consumo de vídeos em plataformas como YouTube, Instagram e TikTok continua em ascensão.

No campo da inteligência artificial, o relatório aponta que 92% dos profissionais de marketing afirmam que a IA já impactou significativamente as funções. Entre os principais usos, destaca-se transformar conteúdo textual em campanhas multimídia, otimizando recursos e ampliando o alcance das estratégias.

O estudo ainda revela uma tendência crescente na adoção de podcasts e conteúdo em áudio, com 91% dos entrevistados planejando manter ou aumentar investimentos nesses formatos em 2025, representando uma oportunidade para marcas brasileiras se conectarem de forma mais profunda com as audiências.

“O Brasil já investe pesado em tecnologia. Agora é a hora de guiar esses investimentos para a personalização, utilizando soluções de IA para aumentar a produtividade dos times e oferecer personalização em escala no atendimento aos clientes.”

Rakky Curvelo, senior marketing manager na HubSpot para o Brasil

“Com a crescente utilização de plataformas sociais para o comércio pelos brasileiros, a capacidade de criar experiências personalizadas, automatizar processos com IA e investir em formatos como vídeos curtos e podcasts será determinante para as estratégias de marketing em 2025 e para o futuro. Velocidade e autenticidade são as estratégias da vez, para conquistar os consumidores no Brasil”, acrescenta.

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