
Três grandes empresas com sede em Joinville, no Norte de Santa Catarina, passaram recentemente por mudanças em seus quadros de liderança. A mais recente foi na Tupy, que anunciou o economista Rafael Lucchesi como novo diretor-presidente. No último ano, Tigre e Schulz também reformularam seus comandos.
Tupy aposta em nome ligado à indústria nacional
A Tupy, multinacional que desenvolve e produz componentes estruturais em ferro fundido, nomeou Rafael Lucchesi Ramacciotti para a presidência executiva. Ele assume em 30 de abril, substituindo Fernando Cestari de Rizzo. Lucchesi tem trajetória consolidada em instituições como a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o Sesi e o BNDES, onde presidiu o conselho de administração.

Rafael Lucchesi, novo CEO da Tupy, uma das maiores empresas de Joinville – Foto: Diego Campos/CNI/ND
Com sede em Joinville, a Tupy opera fábricas também em São Paulo (SP), Betim (MG), no México e em Portugal. A empresa fornece soluções para setores como transporte, energia, agronegócio e infraestrutura.
Tigre promove transição e aposta em executivo com carreira internacional
Com 83 anos de história, o Grupo Tigre anunciou no fim de 2023 a chegada de Luis Felipe Dau como novo CEO, após 11 anos sob a liderança de Otto von Sothen. Dau tem passagens por multinacionais como Embraco, Ambev, McKinsey e Whirlpool. Formado em engenharia eletrônica, tem MBA pela Tuck School of Business (EUA) e experiência internacional em países como China, Itália e Estados Unidos.
A presidência do conselho da Tigre segue com Felipe Hansen, representante da terceira geração da família fundadora e também presidente do Instituto Carlos Roberto Hansen e da holding CRH.
Schulz cria pela primeira vez cargo de CEO
Fundada e comandada historicamente por seus sócios, a Schulz — maior fabricante de compressores de ar da América Latina — nomeou em 2023 o engenheiro Sandro Trentin como CEO. É a primeira vez que a liderança da empresa é assumida por um executivo sem vínculo familiar com os fundadores. A Schulz exporta para mais de 70 países e tem sede própria nos EUA.
Um dos fundadores Ovandi Rosenstock segue como diretor-presidente da Schulz SA. O empresário é vice-presidente da Acij (Associação Empresarial de Joinville) e integra também o Conselho Superior. É vice-presidente da Abifa (Associação Brasileira de Fundição) e da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos).
Whirlpool aposta em liderança com experiência no consumidor final
Gustavo Ambar é o gerente-geral da operação brasileira da Whirlpool, responsável pelas marcas Brastemp, Consul e KitchenAid. Com mais de 20 anos de carreira, atuou em gigantes como Danone, PepsiCo, Altria e Mondelez. Está na Whirlpool desde 2018 e lidera a operação nacional com foco em marketing, vendas e gestão de equipes.
A filial em Joinville é uma das mais estratégicas da empresa, que encerrou 2024 com receita de R$ 12,9 bilhões no Brasil. Na cidade catarinense, a planta é comandada pelo diretor Guilherme Marcondes. Com 15 anos de experiência, o executivo tem formação em Engenharia Mecânica e Automotiva e MBA em Gestão da Tecnologia Roadmap & Development pelo MIT.
Krona reforça presença nacional sob comando de executivo do setor plástico
Fernando Pedro de Oliveira é presidente e CEO do Grupo Krona, especializado em tubos e conexões. Ele também preside o Simpesc (Sindicato das Indústrias de Material Plástico de Santa Catarina) e lidera a companhia com foco em expansão e inovação tecnológica.

Fernando Pedro de Oliveira é presidente e CEO do Grupo Krona – Foto: Krona/Divulgação/ND
Em 2024, a Krona completou 30 anos e conta com unidades em Joinville, Blumenau, Marechal Deodoro (AL) e Aparecida de Goiânia (GO), somando mais de 2,8 mil colaboradores. A empresa mantém sua sede e principais operações no Norte catarinense, incluindo a Ultraterm, modelo de indústria 4.0 para produção de tubos para água quente.
Cipla se reposiciona no mercado com liderança técnica e foco em inovação
Após ser adquirida pelo Grupo Zonta, a Cipla nomeou Robson Fernandes como CEO. Engenheiro mecânico com mais de 35 anos de experiência na indústria de plásticos, Fernandes é especialista em processos como injeção, termoforming e sopro.

Robson Fernandes é CEO da Cipla – Foto: Cipla/Divulgação/ND
Desde que assumiu, tem liderado a transformação da empresa com foco em inovação, eficiência e qualidade. Fernandes também é reconhecido por sua capacidade de formar e motivar equipes em ambientes industriais altamente técnicos.
Rôgga projeta expansão com fundador à frente da operação

Fundador da Rôgga Empreendimentos, Vilson Buss – Foto: Rôgga/Divulgação/ND
Fundador da Rôgga Empreendimentos, Vilson Buss permanece como diretor-presidente da empresa, que já entregou mais de 15 mil unidades habitacionais. A construtora atua em Joinville, Jaraguá do Sul, Itapoá, Barra Velha e outras cidades do litoral Norte, e neste ano expande para Itajaí.
Administrador com MBA em marketing e planejamento estratégico, Buss também tem atuação ativa em entidades como ACIJ e Sinduscon Joinville, onde já foi presidente. A Rôgga aposta em projetos de habitação acessível com foco em urbanismo e qualidade de vida.