Obrigatoriedade da vacina de Covid-19 para crianças de até 5 anos é discutida por vereador

Na tribuna da sessão ordinária desta terça-feira, 8 de abril, o vereador Felipe Hort (Novo) expôs seu posicionamento em relação à obrigatoriedade da aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. Sua fala foi motivada após vir à tona o caso de Bruna Feliciano, uma moradora de Brusque que está sendo processada pelo Ministério Público (MP-SC) por se negar a vacinar o filho de 3 anos.

“O Ministério da Saúde incluiu, apenas por uma Nota Técnica, a vacina da Covid como uma vacina obrigatória para que as crianças necessitem fazer o uso. E é claro que o Conselho Tutelar e o Ministério Público precisam cumprir a legislação”, contextualizou. “Nós, vereadores, não somos deputados federais para discutir esse tema, mas precisamos de um posicionamento (…) quando estão em ataque as nossas crianças e a liberdade das nossas famílias decidirem quando um experimento – que é isso que eu vejo a vacina da Covid, hoje, pras crianças menores de 5 anos – é tratado como obrigatório”, disse Hort.

O vereador ainda falou sobre o Projeto de Decreto Legislativo de autoria da deputada federal catarinense Julia Zanata (PL) que suspende os efeitos da Nota Técnica que incorporou as vacinas contra a covid-19 ao Calendário Nacional de Vacinação Infantil. “Trago este tema para que escolhamos bem os nossos representantes lá de Brasília, porque infelizmente, inúmeros deputados e até o presidente da Câmara não colocam em discussão essa temática”, lamentou.

“Eu deixo bem claro que eu não sou contrário à vacinação das crianças. Mas o que a gente coloca é essa inclusão através de uma Nota Técnica. Conversei com inúmeros médicos e há controvérsias na Medicina em si, com alguns médicos orientando ou não essa vacinação. Então, quando não é unânime, realmente há necessidade de uma melhor discussão”, disse.

Em apartes, os vereadores Jean Pirola (PP), Antônio Roberto Silva (PRD) e Paulinho Sestrem (PL) utilizaram o espaço para se posicionar a favor das argumentações de Hort.

Assista à fala do vereador na íntegra: https://youtu.be/8Z5d7JncCb8

Texto: Aline Bortoluzzi/Imprensa Câmara Brusque

Adicionar aos favoritos o Link permanente.