Com sua popularidade em baixa, o presidente Lula seguiu conselho de aliados e decidiu viajar ao Nordeste na próxima semana, véspera do feriado da Páscoa.
Segundo apurou a coluna, Lula irá a Teresinam no Piauí, na segunda-feira (14/4), para fazer anúncios de escolas em tempo integral e do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
A agenda será feita ao lado do governador do Piauí, Rafael Fonteles, que é filiado ao PT. O ministro da Educaçao, Camilo Santana (PT-CE), também deve participar do encontro.
De acordo com fontes do Palácio do Planalto, há possibilidade de Lula emendar a ida ao Piauí com visitas a outros estados do Nordeste na próxima semana. Entre eles, o Ceará.
As viagens, segundo auxiliares presidenciais, fazem parte da estratégia de Lula de tentar recuperar sua popularidade entre jovens e no Nordeste, onde a aprovação do petista caiu nas últimas pesquisas.
A última vez que Lula esteve no Nordeste foi em 19 de março. Naquele dia, o petista participou da entrega da Barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, no interior do Rio Grande do Norte.
Popularidade de Lula entre nordestinos e jovens
No último levantamento da Quaest, divulgado em 2 de abril, a reprovação ao governo cresceu sete pontos, chegando a 56%, enquanto a aprovação caiu seis pontos, atingindo 41%.
No Nordeste, única região em que o presidente obteve mais votos do que Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, Lula tem agora 46% de desaprovação na região contra 37% em janeiro.
Entre os jovens de 16 a 34 anos, o resultado foi ainda pior. Nessa faixa etária, a aprovação caiu 12 pontos, de 45% para 33%, enquanto a rejeição subiu 12 pontos, de 52% para 64%.