Os olhos do público entusiasta do décor estarão voltados para a Semana de Design de Milão nos próximos dias. Epicentro da moda italiana, a cidade está com a edição 2025 da Milan Design Week, em atividade até 13 de abril. O evento anual, além das marcas do setor, tem participação de grifes famosas com suas apostas de decoração e home, como Hermès, Loro Piana e Jimmy Choo, algumas com coleções criadas em colaboração com empresas especializadas.
Vem conferir as novidades!
- O Milan Design Week 2025 começou em 7 de abril e vai até domingo (13/4), com marcas expondo novidades, instalações espalhadas na cidade, além de eventos internos, festas e palestras.
- O evento anual é o maior do mundo quando se trata de design, e também tem participação de marcas de moda e beleza, com produtos de segmentos como décor e casa.
- A Ferrari, por exemplo, transformou em itens de design alguns componentes de carros que proporcionaram momentos icônicos na história da marca (veja no vídeo abaixo). A fabricante automotiva, vale lembrar, tem uma linha de prêt-à-porter desde 2021.
Hermès
Famosa pelos artigos de couro, como as bolsas extremamente exclusivas Birkin e Kelly, a Hermès aproveitou o evento para lançar uma nova coleção de décor. A label escolheu o espaço La Pelota como endereço da instalação que expõe as peças, assinada pela diretora criativa, Charlotte Macaux Perelman, em parceria com o galerista e curador Alexis Fabry.
O vidro é o material que protagoniza itens da coleção, como jarras, copos e vasos adornados com blocos de cores, em um conceito que explora as vibrações luminosas. A geometria também ganha forma em pratos, mesas de canto retangulares com base de apoio redonda e mantas em cashmere assinadas por Amer Musa, um artista do Sudão, radicado em Paris, na França.
Loro Piana
Uma das grandes representantes do chamado “luxo silencioso”, a Loro Piana estreou na Semana de Design de Milão com instalações de interiores projetadas pela empresa de móveis Dimoremilano, com peças estofadas que levam tecidos da grife italiana. Inspirada em filmes dos anos 1970 e 1980, a série de salas foi batizada de La Prima Notte di Quiete.
As linhas home e décor, inclusive, fazem parte da oferta de produtos da marca, que pertence ao grupo LVMH e ganhou um novo CEO recentemente. Na collab com a fabricante de mobiliário, há opções de armários, cadeiras, pufes e mesas de centro, entre outros itens, todos feitos sob encomenda.



Jimmy Choo
Para a Semana de Design de Milão, a Jimmy Choo preparou um conceito diferente de uma coleção. A marca de sapatos, na verdade, dispôs uma estrutura de vidro temporária no térreo de sua flagship milanesa. A novidade, que faz as vezes de vitrine, leva assinatura do diretor criativo e fundador do Crosby Studio, Harry Nuriev.
A estrutura expõe réplicas 3D de designs que demonstram a evolução da grife, além de peças do próprio arquivo. A diretora criativa da marca, Sandra Choi, descreveu a ideia como um conceito que destaca a arte das criações e “brinca com a ideia de atemporalidade”.



Elie Saab
A grife libanesa Elie Saab não brincou em serviço para as novidades da categoria home nesta Semana de Design de Milão. A marca está inaugurando um showroom voltado para itens de casa e, aproveitando a ocasião, tem uma coleção com 10 novos itens de mobília.
Em parceria com a marca Culti Milano, o designer criou a fragrância Golden, a primeira da grife voltará para ambientes do lar, que aparece em uma vela perfumada e um difusor. As notas incluem as frutas cítricas laranja e tangerina, bem como madeira de cedro e gengibre, que somam com um toque do Oriente Médio.



The Row
Outra etiqueta celebrada da moda que está debutando na área de homeware para o evento é a The Row, das irmãs Mary-Kate e Ashley Olsen. No Palazzo Belgioioso, a grife apresentou itens de cama feitos de cashmere oriundo da Índia. Uma curiosidade que chama atenção é que a marca, uma das mais discretas no ramo do luxo, inseriu detalhes bem pequenos do próprio branding às peças.



Jil Sander
A fabricante de móveis alemã Thonet GmbH tirou a estilista alemã Jil Sander da aposentadoria para uma breve investida no design de mobília, que resultou na coleção JS.Thonet, dividida entre as linhas Nordic e Serious. Em entrevista à imprensa internacional, ela contou que não pretendia redesenhar as peças clássicas totalmente, mas elevá-las a um novo patamar, alinhado aos dias atuais.



Entre esses produtos, a famosa cadeira S64, do designer Marcel Breuer, reinterpretada sob o olhar de Jil Sander com referências que vão de um estofado de carro a um piano de cauda. Para isso, trabalhou com novas cores e materiais nobres. Outro design que se destaca na collab é a versão de uma mesa lateral de 1933, intitulada B97, no mesmo estilo que a cadeira.