

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que as inscrições para participar do Programa Jovem Senador Brasileiro 2025 seguem abertas até o dia 30 de abril.
A iniciativa, promovida pelo Senado Federal, tem como objetivo incentivar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e cidadania, além de proporcionar o conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro.
Seleção
A seleção para o programa é feita por meio do Concurso de Redação, com o tema ‘Emergência Climática: pense no futuro, aja no presente’. São elegíveis para participar os estudantes de Ensino Médio de escolas públicas e gratuitas, da rede estadual/distrital de ensino, em todas as suas modalidades, que atendam às seguintes condições: estar matriculado (a) em um dos anos escolares do Ensino Médio da rede pública estadual/distrital de ensino, frequentando regularmente, no momento da inscrição; ter a idade de, no máximo, 19 anos completos até 31 de dezembro de 2025; ter disponibilidade para participar da Semana de Vivência Legislativa, no período de 18 a 22 de agosto de 2025, em Brasília-DF.
Inscrição
A inscrição consiste no envio da Redação vencedora em cada colégio, acompanhada da ficha de inscrição. Este envio pode ser feito de três formas: entrega em mãos do envelope, contendo a Folha de Redação e Ficha de Inscrição, sem rasuras, no Centro Estadual de Idiomas (CEI), localizado na Rua Pacatuba, 288-A, no Centro de Aracaju, próximo ao C.E. Tobias Barreto; envio da Folha de Redação e Ficha de Inscrição, sem rasuras, através do e-mail [email protected] até às 23h59 do dia 30 de abril de 2025; envio da Folha de Redação e Ficha de Inscrição, sem rasuras, por meio dos Correios com carimbo datado de até 30 de abril de 2025.
Os 27 estudantes vencedores do Concurso de Redação, sendo um representante de cada estado e um do Distrito Federal, e seus respectivos professores orientadores, participarão da Semana de Vivência Legislativa, no período de 18 a 22 de agosto de 2025, em Brasília-DF, com todas as despesas pagas pelo Senado Federal. Durante o período, os professores orientadores também estarão comprometidos a participar, em período integral, de uma programação de trabalho intensa e diversificada, com visitas guiadas, palestras e debates. A participação integral é obrigatória e necessária para a entrega do certificado aos professores e para a obtenção do título de Jovem Senador ou Jovem Senadora.
*Com informações da Seduc
O post Inscrição para o Programa Jovem Senador segue aberta até o dia 30 apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.