O XIII Fórum Internacional de Inovação e Criatividade – Increa, V Congresso Internacional de Educação e Saúde – Ciedus e o I Congresso Internacional de Educação – Eduque, sediado em Brusque, reuniram pesquisadores e educadores para debater iniciativas inovadoras voltadas à educação, assim como a divulgação de trabalhos científicos voltados ao tema. A programação, fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC, foi organizada pela UNIFEBE em parceria com a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, e teve representantes de países como Colômbia, Espanha, Portugal e Brasil.
Ao longo das atividades, os participantes puderam conhecer iniciativas voltadas para educação básica e educação superior, além de participar de oficinas. Acadêmicos dos cursos de Direito e Pedagogia da UNIFEBE também tiveram atividades específicas, voltadas às tendências globais, educação inclusiva, ação docente e diversidade.
Durante o período do evento, a UNIFEBE, também recebeu a visita do presidente Fábio Wagner Pinto, que participou da solenidade de abertura das atividades, a diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação, Valeska Daniela Tratsk, e a assessora de Planejamento e Programas Estratégicos, Monique Amin Ghanen. A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destaca os reflexos do evento para o desenvolvimento da educação.
“O conhecimento científico e a educação passam por constantes transformações e, ao reunir pesquisadores dedicados ao tema, estamos proporcionando um ambiente propício para reflexão, debate e a difusão de novas produções científicas e práticas que vão colaborar com uma educação atualizada às novas demandas”, descreve a reitora.
Reforçando a complexidade da educação, o vice-reitor da UNIARP, professor Joel Haroldo Baade, salienta a integração proporcionada pela programação e sua promoção de reconhecimento para as diversas práticas adotadas. “Para que possamos compreender melhor a nossa própria realidade, os nossos desafios, os nossos problemas, precisamos confrontar isso com outras realidades. Então, a cooperação interinstitucional de duas instituições comunitárias situadas em regiões um pouco distintas, com características um pouco diferentes, possibilita uma troca de experiências que tende a ser muito frutífera para ambos os contextos”, descreve em alusão à parceria para organização do evento”.
Pensar e sonhar a educação
Para o pró-reitor de Graduação da UNIFEBE, professor Sidnei Gripa, a experiência proporcionada pelo evento aproxima professores e acadêmicos da instituição com o trabalho de pesquisadores e educadores de forma positiva. Ao longo da programação, ele mediou a conferência Demandas da Educação Global, com o pesquisador da Universidade do Minho, de Portugal, José Augusto Pacheco. “Foi uma oportunidade única de conexão entre diferentes perspectivas dedicadas a debater e adaptar a educação para os desafios impostos por um contexto cada vez mais conectado, diverso e inclusivo”, afirma.
A avaliação é reforçada pela professora Sabrina de Vargas, que vê no evento uma oportunidade de aprimorar as práticas e conhecimentos. Ela atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), no CEI Tia Laura, no bairro Águas Claras, em Brusque, e afirma que viu na programação a oportunidade de interagir com quem “pensa e sonha a educação”. “Brusque é um município que, por vezes, nos falta esse ambiente de colaboração científica, de estudo, de referência, então foi uma oportunidade que eu vi”, afirma. “O encontro com os demais pares é o que nos faz pensar, é o que nos faz refletir e, assim, mudar as nossas práticas lá no dia a dia”.
Satisfeita com a programação, ela descreve-se feliz pela oportunidade de repensar a educação e compartilhar experiências e perspectivas sobre a educação. “Vejo exemplos de sucessos de diferentes escolas, de diferentes lugares do mundo, que todos têm um único propósito, que é ver, acreditar nos potenciais. Pouco se fala em potenciais na educação, muito se fala nas dificuldades e, geralmente, quando você inicia na licenciatura, os professores mais velhos já dizem o quão difícil é essa trajetória, mas ninguém nos conta as boas histórias que acontecem pelo mundo. Então, é um encontro com o sonhar”.
Educação inclusiva
Quem também mediou parte da programação foi a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da UNIFEBE, professora Edinéia Pereira da Silva, que participou da Conferência Ação Docente e Práticas Educativas Comprometidas com a Diversidade e Inclusão. A atividade teve a participação de Ivan Fortunato, do Instituto Federal de São Paulo.
Conforme a pró-reitora, além de colaborar com o desenvolvimento da educação, a programação também contribui com a produção de conhecimento científico relacionado à educação. “É um orgulho para a instituição recepcionar uma programação tão abrangente sobre um tema tão relevante. Esses momentos de interação devem aproximar ainda mais os trabalhos de pesquisa da UNIFEBE com instituições de outros países, assim como a integração com universidades de diferentes países”, projeta.
A articulação entre a teoria e a prática é indicada como um dos principais desafios vividos pela educação, na avaliação da coordenadora do evento e assessora pedagógica da UNIFEBE, professora Shirlei de Souza Corrêa. Segundo ela, a discussão promovida durante o evento auxilia na disseminação de práticas que possibilitam replicar ações exitosas e promovem um modelo de educação mais inclusivo.
“O marco central do evento é discutir a educação para todos”, afirma. “E a ideia dessa escola para todos é a ideia da educação inclusiva. Queremos a educação inclusiva para a criança que aprende diferente, para a criança com deficiência, para a criança migrante. Enfim, a máxima é essa defesa da escola para todos e uma escola de qualidade”.
Homenagem
A edição teve a doutora em Psicologia pela Universidade Ramon Llull, professora Verónica Violant Holz como homenageada. Ela é professora titular do Departamento de Didática e Organização Educativa (DOE), da Universidade de Barcelona (UB), Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Pedagogia Hospitalar em Neonatologia e Pediatria, Membro do Grupo de Pesquisa Inovação em Desenhos (GRID), Tecnologia e Aplicação Multimidia e Digital aos Desenhos de Observação (2021 SGR 00718), Núcleo Temático Pedagogia Hospitalar e de Saúde. Diretora do Observatório Internacional de Pedagogia Hospitalar (UB).
A professora também é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e tem a pedagogia hospitalar, robótica e criatividade como temas de pesquisa.