Escolas de Brusque recebem certificado de Escolas Criativas

O Município de Brusque sediou, entre os dias 9 e 12 de abril, três grandes eventos realizados simultaneamente no auditório do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB): o XIII Fórum Internacional de Inovação e Criatividade (INCREA), o V Congresso Internacional de Educação e Saúde (CIEDUS) e o I Congresso Internacional de Educação (EDUQUE).

A programação foi organizada pelo Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE, em parceria com a Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), do município de Caçador.

Participaram dos eventos gestores e professores de diversas regiões do país que atuam na educação básica, além de docentes convidados de outros países, como Verónica Violant Holz (Espanha), José Carlos Morgado (Universidade do Minho – Portugal), Jonatas Machado (Universidade de Coimbra – Portugal), Myriam Esther Ortiz Padilla (Universidade Simón Bolívar – Colômbia) e José Augusto Pacheco (Portugal), entre outras autoridades do ensino.

Com o tema “Criatividade e Inclusão na Educação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, o evento promoveu discussões sobre a formação integral e práticas pedagógicas criativas e inclusivas, presentes tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior.

Na manhã de quinta-feira (11), a Rede Municipal de Ensino de Brusque apresentou trabalhos formativos nas áreas de robótica, empreendedorismo, cubo mágico e estações meteorológicas, que têm se destacado no município. Também houve participação em mesas de debate, discussões sobre educação e saúde, socialização de boas práticas educacionais e exposição de trabalhos científicos.

Outro momento importante do evento ocorreu no dia 9, com a socialização de 11 artigos produzidos por projetos desenvolvidos nas escolas municipais. Na ocasião, três instituições da rede municipal de Brusque foram certificadas como Escolas Criativas pela Rede Internacional de Estudos sobre Criatividade (RIEC): o Centro de Educação Infantil Tia Laura, o Centro Municipal de Educação Infantil Elsa Bodenmüller de Marchi II e a Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche.

A secretária de Educação, Franciele Mayer, destacou a relevância do evento para o município. “É importantíssimo que um evento de tamanha magnitude aconteça em nossa cidade, pois isso nos permite aprofundar estudos e reflexões sobre as complexidades do cotidiano escolar. A Rede Municipal de Ensino apresentou onze trabalhos científicos que se destacaram, e esse intercâmbio foi fundamental, pois tivemos a oportunidade de compartilhar conhecimento com professores de todo o Brasil e do exterior”, finalizou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.