

As amêndoas podem ajudar na regulação do açúcar no sangue – Foto: Freepik/ND
O diabetes tipo 2 pode ter consequências graves para o corpo se os níveis de açúcar no sangue não forem controlados. No entanto, os cientistas têm elogiado os benefícios das nozes para regular o açúcar do sangue e uma em especial: a amêndoa.
A pesquisadora principal, Dra. Rachel Brown, disse: “Nosso estudo mostrou que as amêndoas moderam a resposta glicêmica pós-refeição. Isso é importante porque níveis elevados de açúcar do sangue após uma refeição podem estar associados a um risco aumentado de doenças cardíacas“.
Estudo sobre benefícios das amêndoas nos níveis de açúcar do sangue
A pesquisa foi conduzida pelo Dr. Brown, Professor de Nutrição na Universidade de Otago, e incluiu 100 adultos neozelandeses com idades entre 18 e 65 anos. Os participantes receberam:
- pelo menos 42,5 gramas de amêndoas cruas
- ou um biscoito doce equivalente em calorias.
Cada lanche representava 10% da ingestão calórica diária total, o que significava que a quantidade consumida variava para alguns indivíduos. As medições regulares dos níveis de açúcar do sangue e avaliações de apetite foram feitas depois que os participantes terminaram de comer.
Os resultados mostraram menor resposta de açúcar do sangue naqueles que comeram amêndoas como lanche em comparação com aqueles que comeram biscoitos.

Amêndoas dão a sensação de saciedade – Foto: Freepik/ND
Como as amêndoas podem contribuir para a perda de peso
Esse estudo destacou ainda os benefícios potenciais do consumo de amêndoas para perda de peso, o que poderia ajudar a controlar o açúcar no sangue. Não houve diferença no número de calorias consumidas no almoço após o lanche de amêndoa ou biscoito.
Porém, de acordo com os registros de ingestão alimentar dos participantes, aqueles que comeram amêndoas relataram consumir, em média, 150 calorias a menos ao longo do dia.
Se mantido, esse déficit calórico poderia teoricamente levar a uma perda de peso de cerca de meio quilo por mês. Esta análise faz parte de um estudo de um ano que examina os efeitos de longo prazo no controle de peso.
As observações deste estudo estão alinhadas com os resultados de um estudo anterior publicado no European Journal of Nutrition.
Pesquisadores descobriram que um lanche de amêndoas (42 g) pela manhã, em vez de não comer nada, ajuda a controlar o apetite e resulta no consumo de menos calorias no almoço e no jantar.
Os resultados deste estudo sugerem que, em vez de pular um lanche, comer amêndoas na hora do almoço pode ajudar a combater a fome.
Sintomas de diabetes
Muitas pessoas não sabem que podem ter diabetes tipo 2, pois seus sintomas nem sempre são perceptíveis. Os sinais podem incluir:
- necessidade mais frequente de urinar, especialmente à noite,
- sede insaciável,
- sensação de fadiga excessiva,
- perda de peso sem esforço,
- coceira ou episódios de aftas na área genital,
- feridas ou cortes que cicatrizam lentamente e
- visão turva.