Envenenamento de animais preocupa moradores do Jardim Maluche

Moradores do bairro Jardim Maluche, em Brusque, estão enfrentando uma situação preocupante e triste: o envenenamento de cães e gatos. Em menos de dois dias, dois casos de envenenamento foram registrados, deixando um cachorro e um gato mortos. Porém, segundo a comunidade, a situação já dura vários meses. De acordo com Rose Campi, moradora do bairro, ao todo, cerca de 12 animais já foram vítimas do envenenamento.

“Estamos tentando descobrir quem está fazendo isso, analisando câmeras de segurança, mas está complicado”, comentou Rose.

Mobilização da comunidade

O bairro conta com um grupo de mais de 100 moradores que buscam, em conjunto, cuidar dos animais e garantir o bem-estar da comunidade. Muitos cães que circulam pelas ruas são conhecidos pelos moradores, que se organizam rapidamente para resgatar animais perdidos. No entanto, cães e gatos que andam pela região sem um lar fixo estão sendo os principais alvos dos envenenamentos. Os moradores, além de cuidarem dos animais, também contam com a ajuda de uma ONG que oferece apoio com resgates e tratamentos veterinários.

Preocupação com as crianças

A situação é ainda mais preocupante para os moradores devido aos riscos que o veneno pode representar, não apenas para os animais, mas também para crianças. Rose relatou um caso ocorrido no final do ano passado, quando um pacote contendo chumbinho foi encontrado em uma praça do bairro. Felizmente, o animal que ingeriu o veneno foi salvo após ser levado ao veterinário, mas a preocupação com as crianças permanece. “Imagina uma criança que pega um pacote desses. Pode até ser fatal, e a pessoa que faz isso não tem consciência do mal que está causando”, afirmou a moradora.

Maus-tratos a animais

Rose enfatiza que a situação é inadmissível e que é preciso que os responsáveis sejam identificados e punidos. “Enquanto nós, moradores, nos unimos para salvar os animais, tem gente fazendo isso. Não podemos deixar isso passar em branco”.

Bem-estar animal

O departamento de jornalismo da Rádio Araguaia foi informado que os animais encontrados mortos foram resgatados por uma equipe da direção de Bem-estar animal da Prefeitura Municipal que também conhece os casos.

A reportagem entrou em contato com a pasta para saber como a situação é acompanhada pela diretoria mas, até o momento, não tivemos um posicionamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.