Estima-se que o Brasil já passou dos 150 mil livros publicados por ano. No mundo, segundo a Unesco, já são mais de 2 milhões de novos títulos anuais e mais de 200 milhões de obras lançadas em toda a existência humana. Perante números tão superlativos, é inevitável que um pretenso autor se pergunte: por que eu — justamente eu! — deveria lançar um livro? Ou por que minha empresa deveria publicar algo?
A resposta é óbvia e clichê, mas, como todas as obviedades e todos os clichês, é a mais pura verdade — e precisa ser dita —: porque a sua história é somente sua. Do mesmo modo, sua imagem, suas pretensões e, principalmente, seus públicos são únicos. Pense em um alvo, com seus círculos concêntricos.
No círculo mais interno, estão “os seus”: sua família, seus amigos mais próximos, seus sócios, enfim, as pessoas que acompanharam cada passo de suas empreitadas, que o apoiaram em seus fracassos e brindaram seus êxitos.
Contar sua história e de seus negócios, além de um justo agradecimento, é o necessário registro, em relatos e imagens, de um legado único, mas que se perderia com o tempo.
Depois, no próximo círculo, vêm os envolvidos diretamente nos negócios: lideranças, colaboradores e demais parceiros. Esses talvez pensem que apertam parafusos, calculam resultados, prestam serviços e nada mais.
Produzir uma obra histórica lhes permitirá saber que, na verdade, estão envolvidos em atividades relevantes, que impactaram e seguem impactando milhares de pessoas e que possuem enorme peso histórico, econômico e social. Com mais pertencimento e conscientização interna, surge um ambiente com mais motivação e inspiração — e resultados.
Por fim, pensemos nos círculos mais exteriores, onde as consequências para as marcas envolvidas em projetos editoriais são ainda mais visíveis. Junto aos stakeholders, o incremento e a consolidação do posicionamento é o grande produto.
Conhecer sua história e contemplar seus resultados, tanto no livro em si como nos eventos a ele ligados, levarão atuais e futuros clientes a uma maior percepção de respeitabilidade e admiração, com desdobramentos comerciais importantes.
Já para o público em geral, relacionado e interessado ou não nos seus produtos e serviços, o que você tem a oferecer não é menos valioso.
Seus ensinamentos enquanto empreendedor e os cases de sucesso de seus negócios abrem portas para palestras, entrevistas e outras formas de divulgação.
Associações empresariais, instituições de fomento e ensino e publicações especializadas discutem e estudam casos como os seus, de marcas e líderes que decidiram contar a sua história.
Em todos os casos, em todos os níveis de relacionamento, o projeto editorial é uma eficaz estratégia de marketing. As páginas de seu livro, com as imagens e os relatos do passado e do presente, registram um legado único e incrementam a reputação dos envolvidos, consolidando sua imagem, melhorando o ambiente de trabalho e gerando novos negócios.
Mateus Colombo Mendes é sócio-diretor da Critério Editorial.