A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (25/4), que a bandeira tarifária de maio será amarela. Ou seja, será cobrada uma taxa extra nas contas de energia elétrica no próximo mês. A agência informou que a redução de chuvas na transição para o período seco do ano alteram a bandeira para o mês de maio
Em abril, a bandeira vigente era verde — o grau mais baixo na estrutura tarifária (veja abaixo). Com a determinação desta sexta-feira, a Aneel quebra um ciclo de cinco meses (dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril) sem tarifas extras nas contas de luz.
Sistema de bandeiras tarifárias
- Lançado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é um mecanismo que indica aos consumidores, mês a mês, a situação da geração de energia no Brasil.
- Para definir a bandeira tarifária vigente, a Aneel considera fatores, como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis e o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
- Anteriormente, as variações (para mais ou para menos) eram repassadas até um ano depois, no reajuste tarifário seguinte.