A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou, nessa segunda-feira (28), que a cidade de Lima, no Peru, será a sede da final única da CONMEBOL Libertadores 2025, que acontece no dia 29 de novembro.
A capital peruana venceu a disputa com Brasília, que concorria através do Mané Garrincha, e Montevidéu, que tinha o Estádio Centenário em disputa, sendo a eleita da Confederação.
A tendência é que a finalíssima seja realizada no Estádio Monumental “U”, do Universitario, que tem capacidade para 80.093 torcedores.
Também há a opção do Estádio Nacional, que é mais moderno, mas tem capacidade menor: 50.086 pessoas.
Essa será a segunda vez que Lima sediará a grande final da Libertadores. A primeira aconteceu em 2019, quando a capital peruana recebeu a partida de forma “emergencial”.
Originalmente, a sede seria Santiago, mas a capital chilena abriu mão do jogo devido a problemas de segurança pública.
Na ocasião, Flamengo e River Plate fizeram a primeira final em um jogo só da história do torneio continental, com casa praticamente cheia (78.573 torcedores).
Em campo, a equipe argentina saiu na frente, mas o Rubro-Negro virou no final do segundo tempo e se tornou bicampeão da Libertadores.
Agora, Lima voltará a receber a decisão, que dará vaga na Copa Intercontinental 2025 e no Mundial de Clubes da Fifa de 2030.
Fonte: ESPN Brasil