O autor de novelas Manoel Carlos fez uma nova aparição pública em uma foto publicada pela filha, a atriz Júlia Almeida, nas redes sociais. Na publicação, a artista fala das “pequenas alegrias” do cotidiano. O novelista, que tem 92 anos, sofre de Mal de Parkinson e chegou a ser internado no começo do ano.
Publicação nas redes
Na imagem publicada nesta terça-feira (29/4), o autor, que criou novelas de sucesso da TV Globo como Mulheres Apaixonadas, Laços de Família e Por Amor, aparece ao lado da filha enquanto planta uma muda de árvore em um vaso.
“Como você lida com as pausas? Pausar não é se afastar. É voltar pro corpo, pro que é simples, pro que já está aqui. Tem dias em que tudo o que eu precisava já estava ao meu redor — só faltava perceber”, escreveu Júlia Almeida na legenda da postagem.
Ela seguiu, falando das pequenas alegrias cotidianas. “As pequenas alegrias — um café sem pressa, uma conversa sincera, a luz entrando pela janela, os cães dormindo perto — me lembram que a abundância não está no volume, mas na presença”, disse.
Manoel Carlos se aposentou das novelas em 2014 e, desde então, vive recluso em seu apartamento, localizado no Leblon, no Rio de Janeiro. Em janeiro, após a internação do pai, Júlia Almeida gravou um vídeo detalhando o problema de saúde do pai.
“Manoel Carlos sofre de Mal de Parkinson, que é uma doença degenerativa, não é incomum, mas cada um passa pelo seu processo”, iniciou ela. Segundo Júlia, no final de dezembro de 2024, Manoel Carlos passou por uma cirurgia e vem recebendo cuidados de uma equipe médica especializada.
Ela também explicou que a escolha pelo recolhimento foi uma decisão do próprio autor. “Ele não é uma pessoa de grandes saídas, de falar, de fofoca, sempre foi discreto. E é assim que vou manter. É minha prioridade lidar com isso da maneira mais respeitosa possível.”