A cantora e compositora Nana Caymmi faleceu nesta quinta-feira (1º), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. Internada há nove meses na Casa de Saúde São José, na Zona Sul da cidade, ela enfrentava um processo de internação prolongado e doloroso, com diversas comorbidades, conforme informou seu irmão, o músico Danilo Caymmi.
“É com muito pesar que comunico o falecimento da minha irmã, Nana Caymmi. Estamos todos muito chocados e tristes, mas ela passou por nove meses de sofrimento intenso em uma UTI. Foi um processo muito doloroso”, declarou Danilo Caymmi.
Trajetória na música brasileira
Filha do compositor Dorival Caymmi e da cantora Stella Maris, Nana Caymmi nasceu em uma das famílias mais emblemáticas da música brasileira. Iniciou sua carreira na década de 1960 e consolidou-se como uma das maiores intérpretes da música popular brasileira (MPB), com canções marcantes como “Resposta ao Tempo”, “Não se Esqueça de Mim” e “Suave Veneno”.
Mesmo após enfrentar problemas de saúde, Nana seguiu ativa na música. Em 2016, passou por uma cirurgia para remoção de um tumor na região externa do estômago. Três anos depois, lançou um álbum com obras de Tito Madi, e em 2020, outro com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
Internações e estado de saúde
Nos últimos meses, Nana Caymmi enfrentou uma série de internações. Em julho de 2024, foi hospitalizada para tratar uma arritmia cardíaca e permaneceu internada por 18 dias. Em agosto, retornou ao hospital para ajustes no marcapasso e, posteriormente, foi submetida a uma traqueostomia para facilitar a respiração. Apesar de apresentar quadro estável, não houve previsão de alta.
O post Nana Caymmi morre aos 84 anos no Rio de Janeiro apareceu primeiro em Diário Carioca.