A Lenovo estreou na gamescom latam na última quarta-feira (30). A marca contou com um grande estande e apresentou seus principais produtos gamer para o Brasil no evento, incluindo os novos notebooks topo de linha Legion Pro 5 e Legion Pro 7, que estavam disponíveis para testes na feira.
- Lenovo anuncia 2ª geração dos consoles portáteis Legion Go
- Lenovo apresenta notebook com tela dobrável de até 18″ na vertical
Em entrevista ao CTUP, o diretor de Produtos da Lenovo, Luiz Sakuma, compartilhou detalhes sobre a estratégia da empresa, o lançamento dos aguardados Legion Pro 5 e 7 no Brasil e os esforços para se aproximar da comunidade gamer.
Legion Pro 5 e Pro 7 chegarão ao Brasil
Confirmados no evento, os modelos Legion Pro 5 e Legion Pro 7 chegarão ao Brasil, embora ainda não haja uma data definida.”Estamos trazendo, pela primeira vez, o que foi lançado recentemente na CES 2025, em Las Vegas: as versões Pro, o Legion Pro 5 e o Legion Pro 7, ambos com processadores Core Ultra 9. Estamos falando de inovação e tecnologia que, provavelmente, em breve estarão também no mercado global”, contou Sakuma à reportagem do Canaltech.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os modelos Pro não são focados apenas em jogos de alta performance. A Lenovo tem observado um crescente interesse de profissionais e criadores de conteúdo que buscam a mesma potência e desempenho para tarefas exigentes, como edição de vídeo e renderização 3D. O executivo compartilhou um caso curioso: “Para você ter uma ideia, a gente até comenta isso internamente: o público de dentistas, que precisa renderizar arcadas dentárias hoje em dia, acaba utilizando um produto gamer.”
O principal motivo de a nova linha conseguir agradar a públicos com necessidades mais complexas é justamente as especificações do hardware. Tanto o Legion Pro 7 quanto o Legion Pro 5 vêm equipados com processador Intel Core Ultra 9 275HX, placa de vídeo GeForce RTX 5070, 32 GB de memória RAM e SSD de 1 TB. A grande diferença entre os dois modelos está nas dimensões, com o Pro 7 sendo ligeiramente menor.

A principal novidade da linha é a nova geração de processadores Intel Core Ultra Série 2, que faz uso de inteligência artificial e conta com uma Unidade de Processamento Neural (NPU), que acelera tarefas relacionadas à IA, como o machine learning, por exemplo.
O grande diferencial do Core Ultra em relação aos processadores tradicionais da Intel, segundo o especialista técnico do Time Azul, Thiago Velasque, é justamente a eficiência energética para lidar com essas atividades baseadas em IA, graças à NPU.
Para os jogos, mais especificamente nos notebooks Legion Pro 5 e Pro 7, há também um ganho na GPU, com o processamento gráfico impulsionado pela nova placa de vídeo. Outro benefício é que a NPU libera a CPU para realizar outras tarefas, além de melhorar o consumo de bateria.
A janela de lançamento de produtos apresentados na CES 2025 aqui no Brasil tem sido encurtada, com esses tipos de hardware chegando ainda mais rápido ao mercado brasileiro. Segundo Sakuma, “o que era lançado em uma CES demorava dois, três anos para a gente ter aqui no Brasil. Hoje em dia, no mesmo ano que é lançado um produto em janeiro, em Las Vegas, a gente consegue trazer e realizar o lançamento”, como é o caso do Legion Pro 5 e 7.
Legion Pro integra portifólio da Lenovo
Os novos modelos farão parte do portfólio de notebooks gamer da fabricante chinesa no país, que inclui o Lenovo Legion 5 e a linha de entrada Lenovo LOQ. O Legion Pro 5 e o Pro 7 se posicionam como os irmãos mais novos e mais potentes do catálogo gamer da marca.
O LOQ foi outro notebook que se destacou na CES 2025, já que a Lenovo anunciou uma versão mais potente do modelo, incluindo até processador Core i7-14650HX e placa de vídeo GeForce RTX 5070. Apesar dessa grande atualização, Sakuma ressaltou que a marca manterá as opções acessíveis já disponíveis no mercado brasileiro. O Diretor de Produtos destacou a importância de as linhas de notebooks gamer contarem com um “sortimento de várias configurações — não só de CPU, memória e SSD, mas também de placas gráficas”.
Comentando sobre como todas essas linhas se integram à família de notebooks da Lenovo, Sakuma afirmou: “Dentro do nosso portfólio, hoje conseguimos atender, e acho que isso mostra a importância que damos a esse segmento. Temos amplitude no portfólio, com sortimento de várias configurações — não só de CPU, memória e SSD, mas também de placas gráficas.”

Cenário de PC portáteis no Brasil
O cenário dos videogames portáteis começou bastante movimentado, principalmente com os anúncios do Nintendo Switch 2 e do novo Legion Go S — primeiro modelo de PC portátil do mercado que vem com o SteamOS, antes exclusivo do Steam Deck.
Para Sakuma, a integração com o SteamOS é mais uma forma de tornar os produtos da Lenovo mais acessíveis. “Usuários do SteamOS terão, de forma muito mais intuitiva e simples, tudo integrado ao sistema operacional, que já virá embarcado no nosso produto”, conta o executivo.
“Acredito que são públicos totalmente diferentes, e existe espaço para todos”, comentou o diretor sobre a posição do Legion Go S e de outros modelos de PC portátil da Lenovo frente ao lançamento iminente do Nintendo Switch 2. “Quem vai ganhar é o consumidor brasileiro”, completou.

Estreia da Lenovo na gamescom latam
Esta foi a primeira participação da Lenovo na gamescom latam e, para Sakuma, a presença da marca neste e em outros eventos gamers da América Latina é muito relevante para a aproximação da empresa com a comunidade gamer.
“É super importante para a Lenovo trazer alta tecnologia, falar de inovação e trabalhar com um mercado que é um mercado apaixonado. A gente tem que tomar esse cuidado também de cuidar da comunidade, entregando um ecossistema e não só o PC por si só”, destacou o diretor.
Leia também:
-
Lenovo Legion Go S conta com AMD Ryzen Zen 2 Go e preço menor
- 3 pontos positivos e 3 negativos do novo Legion Go em relação ao original
- Lenovo revela notebook energizado por luz solar
Vídeo: comparamos os principais PCs portáteis do mercado: Legion Go x Steam Deck x Asus ROG Ally
Leia a matéria no Canaltech.