Trump e presidente da Turquia estreitam laços por defesa e comércio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou, nesta segunda-feira (5/5), que fez  uma chamada telefônica com o líder turco, Recep Erdogan. A conversa ocorreu após a Turquia passar por uma grave crise interna derivada da prisão do prefeito de Istambul, Ekrem Imamoglu.

Em sua conta na rede Truth Social, Trump afirmou que a conversa foi “muito boa e produtiva”.

“Acabei de ter uma conversa telefônica muito boa e produtiva com o presidente da Turquia, Recep Erdogan, sobre muitos assuntos, incluindo a guerra com a Rússia/Ucrânia, tudo relacionado à Síria, Gaza e muito mais”, escreveu Trump.

Edorgan, na rede social X, chamou Trump de “estimado amigo” e reforçou que a conversa “foi muito produtiva, abrangente e sincera”.

O presidente norte-americano destacou que Erdogan o “convidou para ir à Turquia em uma data futura e, da mesma forma, ele virá a Washington, DC”.

Como resposta, o líder turco destacou que “ficaria muito feliz em receber meu querido amigo na Turquia o mais breve possível, e ele nos convidou para ir aos EUA. Espero me encontrar com meu amigo Trump em breve e que nosso encontro seja benéfico para nossos países”.

O presidente da Turquia ressaltou que, durante a ligação, ele e Trump confirmaram “a vontade de desenvolver as relações entre a Turquia e os EUA, especialmente na indústria de defesa e no comércio”.

Trump reforçou a boa relação com Erdogan.

“Durante meus quatro anos como presidente, meu relacionamento com o presidente Erdogan foi excelente. Trabalhamos juntos em várias coisas, incluindo o fato de que ele ajudou a devolver o pastor Andrew Brunson, que estava preso, de volta aos Estados Unidos — imediatamente após meu pedido”, comentou Trump.

Guerra entre Ucrânia e Rússia

Trump, que desde que assumiu o segundo mandato presidencial se colocou como principal articlador do fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, disse que, “de qualquer forma, estou ansioso para trabalhar com o presidente Erdogan para acabar com a ridícula, mas mortal, Guerra entre a Rússia e a Ucrânia — agora”.

O presidente da Turquia ressaltou que, “durante nossa reunião, discutimos a deterioração da situação humanitária em Gaza, na Síria, a guerra Rússia-Ucrânia, o comércio global, as negociações em andamento entre o Irã e os EUA e muitas outras questões regionais e globais”.

“Enfatizei que aprecio os esforços do Presidente Trump para pôr fim aos conflitos e guerras em curso em nosso mundo e que a Turquia está pronta para fornecer o apoio necessário para estabelecer um ambiente de paz, estabilidade e tranquilidade em nossa região”, concluiu Edorgan.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.