Israel bombardeia Iêmen após ofensiva dos Houthis

As Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma nova ofensiva contra o Iêmen e atacaram a capital Sanaã. A ofensiva desta segunda-feira (5/5) acontece um dia após os Houthis lançarem um míssil contra o aeroporto israelense Ben Gurion.

Em um comunicado, militares afirmaram que os bombardeios tiveram como alvo um porto na cidade de Al Hudaydah. O local, segundo as FDI, seria utilizado para a “transferência de armas iranianas, equipamentos militares e outros equipamentos destinados a fins terroristas”.

Ao todo, cerca de 20 caças atuaram na operação, atingindo o Iêmen com 50 projéteis. Uma usina também foi atacada.

No domingo (4/5), o grupo rebelde que comanda partes do território iemenita reivindicaram a responsabilidade pelo ataque.

A ofensiva, primeira a chegar perto das proximidades do maior aeroporto de Israel, não deixou feridos.

Desde o início da guerra na Faixa de Gaza, os Houthis têm feito uma série de ataques contra embarcações nos mares Vermelho e Arábico. As ações, de acordo com o grupo, são uma resposta às operações militares israelenses no enclave palestino, que já mataram mais de 45 mil pessoas.

Além das operações marítimas, o grupo iemenita passou a lançar ataques contra o território de Israel nos últimos meses. Isso fez com que o governo dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump, ordenasse uma ofensiva contra a organização no Iêmen que já dura meses.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.