Haddad defende aproximação de Brasil e EUA: “Faremos isso com Trump”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, revelou, nesta segunda-feira (5/5), que o Brasil tem interesse em se “aproximar mais” dos Estados Unidos. Segundo ele, o governo federal continuará estreitando laços com a gestão do presidente dos EUA, Donald Trump.

“Temos o interesse em nos aproximar mais dos Estados Unidos. Fizemos isso na administração [de Joe] Biden, faremos isso na administração Trump. Há complementaridades importantes entre nossas economias que podem ser exploradas e devem ser exploradas”, disse o ministro durante painel “Uma conversa com o Ministro da Fazenda do Brasil”, na 28ª Conferência Global do Instituto Milken, em Los Angeles, na Califórnia.

Vale lembrar que o governo de Donald Trump vem impondo uma série de taxas contra outros países, incluindo o Brasil. O presidente dos EUA começou a pôr em prática medidas mais protecionistas, com o objetivo de proteger a economia norte-americana.

Haddad ressaltou que o Brasil defende o multilateralismo e mantém “parcerias consolidadas” com diversas nações.

“O Brasil tem todas as parcerias consolidadas com o Sudeste Asiático, com a Europa, com os Estados Unidos, Mercosul. Tem ótimas relações com os grandes blocos econômicos, acabamos de fechar um acordo com a União Europeia”, reforçou ele.

“A América do Sul, em especial, é um território geopolítico muito favorável ao investimento, representa segurança jurídica, política, energética e sustentável. Enfim, temos um potencial enorme”, destacou o ministro.

Agenda internacional de Haddad

Segunda-feira (5/5):

  • Reunião bilateral com Ruth Porat, CFO do Google;
  • Participa do “Global Investors View: Brazil” (fechado), com Sergio Suchodolski, do Milken Institute;
  • Participa do painel “Uma conversa com o Ministro da Fazenda do Brasil” (público), com Laura Lacey, do Milken Institute;
  • Reunião bilateral com Jensen Huang, CEO da NVIDIA, em São Francisco;
  • Visita às instalações da empresa NVIDIA, também em São Francisco.

Terça-feira (6/5)

  • Participa de mesa redonda organizada pela Amcham Brasil;
  • Reunião bilateral com executivos da Amazon;
  • Parte para a Cidade do México, capital do México.

Quarta-feira (7/5)

  • Café da manhã com atores econômicos brasileiros no México;
  • Reunião bilateral com Edgar Amador Zamorra, secretário da Fazenda e Crédito Público do México.

A viagem aos Estados Unidos ao México tem o objetivo de atrair investimentos em data centers para o Brasil. O retorno do ministro Haddad está previsto para a tarde desta quarta, com chegada a Brasília na madrugada de quinta-feira (7/5).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.