Filmes ambientados no Ensino Médio não são uma novidade em Hollywood. Afinal, a etapa é uma das mais emblemáticas do crescimento do ser humano, mostrando a conturbada, mas incrível fase em que adolescentes perdem muito de sua inocência para entrar na vida adulta.
- 10 filmes adolescentes que marcaram cada geração
- 6 filmes sobre passagem à maioridade que marcaram cada geração
Algumas histórias, em particular, conseguiram captar muito bem os anseios, desejos e transformações pelos quais os jovens passam no período, tornando-se especialmente marcantes em suas gerações e sempre lembradas na história do cinema.
Filmes que marcaram cada geração
A fim de relembrar alguns destes títulos, que passam por longa-metragens como Footloose (1984), 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e chegam até Você Nem Imagina (2020), o Canaltech montou uma lista de 10 filmes colegiais que marcaram cada geração.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Os títulos estão ordenados conforme seu ano de lançamento e tem indicação se estão ou não disponíves em plataformas de streaming no Brasil. Confira!
- Grease (1978)
- Footloose (1984)
- As Patricinhas de Beverly Hills (1995)
- Pânico (1996)
- 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999)
- American Pie – A Primeira Vez É Inesquecível (1999)
- Meninas Malvadas (2004)
- High School Musical (2006)
- Fora de Série (2019)
- Você Nem Imagina (2020)
1. Grease – Nos Tempos da Brilhantina
Comédia musical, Grease chegou aos cinemas em 1978, apresentando uma história que traduz muito bem o espírito adolescente dos anos 1950. Com uma estética, músicas, figurinos e personagens que representam muito bem a década, o filme foi um estouro de bilheteria, sendo até hoje um dos musicais mais lucrativos do cinema estadunidense.
Ambientado na Califórnia de 1959, o longa segue os passos de Sandy e Danny, dois jovens que viveram um romance durante as férias de verão, mas precisam se separar para seguirem suas vidas. Por obra do destino, no entanto, Sandy vai estudar na mesma escola de Danny, mas o que era para ser um romance se tranforma, na verdade, em zombaria quando o garoto decide se fazer de durão para impressionar os amigos.
Grease – Nos Tempos da Brilhantina está disponível na Netflix e Telecine.
2. Footloose – Ritmo Louco
Drama musical que chegou aos cinemas em 1984, Footloose é mais um filme dançante, que retrata o espírito de liberdade e o desejo da nova geração de não se conformar com aquilo que era imposto. Estrelado por Kevin Bacon, o título tem uma trilha sonora icônica, que passa por canções como a própria Footloose de Kenny Loggins e Let’s Hear It for the Boy de Deniece Williams.
Um filme de Herbert Ross, Footloose conta a história de Ren McCormack, jovem que no último ano do Ensino Médio se muda com a família para o interior dos EUA. Apaixonado por dançar, Ren fica inconformado quando descobre que um reverendo local muito conservador proibiu a dança e o rock na cidade, o que o leva a unir forças com o jovem Willard e a rebelde Ariel para mudar a realidade do povoado.
Footloose – Ritmo Louco pode ser visto no Telecine
3. O Clube dos Cinco
Um filme de John Hughes, O Clube dos Cinco é uma comédia dramática muito emblemática entre as tramas colegiais, que retrata a jornada enfrentada por personagens (inicialmente reduzidos a estereótipos) para conhecer mais sobre si e seus colegas. O título apresenta o atleta (Emilio Estevez), o nerd (Anthony Michael Hall), o rebelde (Judd Nelson), a patricinha (Molly Ringwald) e a esquisita (Ally Sheedy) da escola.
Lançado em 1985, no rastro de Gatinhas e Gatões – também um marco do gênero –, O Clube dos Cinco se passa em uma tarde de março do Shermer High School, quando por motivos variados, cinco adolescentes são punidos com um sábado de detenção no colégio. Embora diferentes, os jovens acabam estabelecendo uma conexão entre si e conseguindo se abrir uns com os outros durante o período.
O Clube dos Cinco está disponível para compra e locação no iTunes e Amazon.
4. As Patricinhas de Beverly Hills
Clássico da Sessão da Tarde, As Patricinhas de Beverly Hills é uma comédia adolescente, que virou hit logo após seu lançamento em 1995. Dirigido por Amy Heckerling, o título é uma adaptação livre, moderna e divertida de Emma, de Jane Austen, e fala muito sobre a hierarquia social dos colégios, além de temas como amizade feminina e empoderamento.
Protagonizado por Alicia Silverstone, até hoje lembrada por esse papel, o filme conta a história de Cher, uma garota rica, estilosa e popular. Sempre ao lado de sua melhor amiga Dione e em briga com Josh, o ex-enteado do pai, Cher simpatiza com Tai, uma jovem transferida de outro colégio, a quem decide “adotar” para tirar seu ar de patinho feio.
As Patricinhas de Beverly Hills pode ser assistido na Netflix e Telecine.
5. Pânico
Dirigido por Wes Craven e escrito por Kevin Williamson, Pânico é um filme de terror lançado em 1996, cujo sucesso deu origem a uma das franquias de horror mais longevas da história do cinema. Ambientado em um colégio dos EUA, o título entrou para a cultura popular, imortalizou a máscara de grito de seu serial killer e virou referência para outras produções.
Com seis sequências cinematográficas, além de uma série de TV, Pânico segue os passos de Sidney Prescott, jovem que perdeu a mãe há dois anos e começa a ser perseguida por um serial killer mascarado, que liga para as vítimas fazendo perguntas sobre filmes de terror. Enquanto vê outros adolescentes de sua escola serem vítimas do maníaco, Sidney busca sobreviver ao assassino e descobrir sua verdadeira identidade.
Pânico faz parte do catálogo do Paramount+.
6. 10 Coisas que Eu Odeio em Você
Comédia romântica que tornou-se referência na indústria, 10 Coisas que Eu Odeio em Você é a estreia de Gil Junger na direção de longa-metragens. Protagonizado por Julia Stiles, Heath Ledger, Joseph Gordon-Levitt e Larisa Oleynik, o filme é focado em temas como expectativas sociais e a fidelidade a si mesmo, tendo ajudado a rejuvenescer o gênero nos cinemas.
Adaptação livre, moderna e divertida de A Megera Domada de William Shakespeare, o título gira em torno de Cameron, jovem que se apaixona perdidamente por Bianca e descobre que só poderá namorar a jovem quando sua irmã mais velha fizer o mesmo. Para dar um jeito em Katharina, que tem fama de megera, Cameron contrata então Patrick Verona, jovem rebelde que precisa seduzir sua futura cunhada.
10 Coisas que Eu Odeio em Você pode ser visto no Disney+.
7. American Pie – A Primeira Vez É Inesquecível
Título que ditou o tom das comédias sexuais adolescentes que se popularizaram nos anos 2000, American Pie é um longa de Paul Weitz lançado em 1999. Estrelado por um elenco de jovens atores como Jason Biggs, Chris Klein, Alyson Hannigan e Natasha Lyonne, o filme fala de maneira divertida, mas muito livre, de temas como sexualidade, amizade e primeira vez.
Responsável por três sequências oficiais, quatro filmes spin-off e outros quatro direto em home video, American Pie acompanha quatro amigos virgens às vésperas de seu baile de formatura do Ensino Médio. Doidos para perderem a virgindade, os quatro fazem uma promessa entre si, de que, custe o que custar, terão sua primeira vez dentro das próximas 24 horas.
American Pie – A Primeira Vez É Inesquecível está disponível para compra e aluguel na Microsoft Store.
8. Meninas Malvadas
Longa que recentemente comemorou 20 anos de existência com a mesma influência da época de seu lançamento, Meninas Malvadas é uma comédia adolescente de 2004, escrita por Tina Fey e dirigida por Mark Waters. Influência para dezenas de outras histórias teen, a produção toca em temas como bullying, pressão social e autoaceitação de um jeito divertido, que cativou diferentes idades.
Protagonizado por Lindsay Lohan e com Rachel McAdams na pele da icônica Regina George, Meninas Malvadas conta a história de Cady Heron, uma adolescente ingênua, transferida para uma escola nos EUA depois de anos estudando em casa na Àfrica. No novo colégio, Cady se apaixona pelo “menino errado” e é surpreendida pela terrível e complicada hierarquia social das escolas estadunidenses.
Meninas Malvadas faz parte do catálogo da Netflix, Globoplay e Telecine.
9. High School Musical
Título produzido pelo Disney Channel, que transformou-se em um dos maiores sucessos da história do canal, High School Musical é um longa de 2006 estrelado por Zac Efron, Vanessa Hudgens e Ashley Tisdale. Marco para toda uma geração, o filme deu origem a uma franquia homônima, composta por mais três títulos, uma série de TV e um musical.
Com uma história que fala muito sobre sonhos e as espinhosas questões do Ensino Médio – como pressão social e identidade –, High School Musical gira em torno de Troy e Gabriella, dois jovens que, durante as férias de verão, descobrem o amor um pelo outro e pela música. Ao retornarem para o ano letivo, eles se reencontram no início das aulas e passam a batalhar pelos principais papéis de um musical escolar.
High School Musical pode ser assistido no Disney+.
10. Você Nem Imagina
Um filme de Alice Wu, Você Nem Imagina é uma comédia dramática lançada em 2020 pela Netflix. Tocando em temas como raça, sexualidade, amor e amizade, o filme faz um retrato muito bonito e delicado de problemas comuns aos adolescentes da nova geração, tendo inclusive ganhado o prêmio de Melhor Roteiro no Independent Spirit Awards.
Vagamente inspirado na peça Cyrano de Bergerac, de Edmond Rostand, Você Nem Imagina segue os passos de Ellie, uma estudante deslocada, que mora com o pai e só consegue pagar algumas contas porque faz a lição de casa de seus colegas de sala. Um dia, porém, Ellie é contratada pelo jogador de futebol Paul para escrever uma carta de amor para Aster – uma jovem por quem ela mesma é apaixonada.
Você Nem Imagina está disponível na Netflix.
Leia também:
- Meninas Malvadas | Compare os personagens das duas versões do filme
- Pânico | As 15 mortes mais marcantes da saga
- Crítica | Série de High School Musical estende legado da franquia original
Leia a matéria no Canaltech.