Vaticano – A Igreja Católica continua sem um novo líder. Na manhã desta quinta-feira (8/5), a tradicional fumaça preta voltou a sair da chaminé instalada no alto da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando que os cardeais reunidos no conclave ainda não chegaram a um consenso sobre quem será o próximo papa.
Veja momento:
Esta é a segunda vez desde o início do conclave que o sinal escuro foi exibido: nessa quarta-feira (7/5), a primeira votação também não definiu o novo papa.
O procedimento segue uma tradição centenária: a cor da fumaça emitida pela chaminé indica o resultado das votações realizadas pelos cardeais. Fumaça preta significa que ainda não houve escolha; fumaça branca anuncia que o novo pontífice foi eleito.
No período da manhã, os 133 cardeais eleitores participaram de duas rodadas de votação. Segundo o cronograma divulgado pelo Vaticano, caso houvesse a eleição de um novo papa, a fumaça branca teria surgido por volta das 5h30 (horário de Brasília). Como não houve definição, nenhuma fumaça foi emitida nesse momento.
A fumaça preta apareceu apenas após a segunda votação da manhã, por volta das 6h51. Isso indica que nenhum dos candidatos atingiu os dois terços dos votos necessários — o equivalente a 89 votos — para ser escolhido como o novo líder da Igreja Católica.
As votações continuam ao longo do dia. Estão previstas mais duas rodadas: uma por volta das 12h30 e outra às 14h, também no horário de Brasília. Caso o consenso seja alcançado, a tradicional fumaça branca será vista saindo da chaminé da Capela Sistina, marcando a eleição do novo papa.
Horários da fumaça
O Vaticano divulgou, nessa terça-feira (6/5), os horários aproximados para a fumaça que indicará ao mundo se a Igreja Católica já tem um novo papa. O sinal visual sairá da chaminé da Capela Sistina ao final de cada rodada de votação durante o conclave, processo que começa oficialmente nesta quarta-feira (7/5), com a entrada dos cardeais eleitores em isolamento.
De acordo com o porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, a fumaça será visível em dois momentos principais do dia:
- De manhã: entre 5h30 e 7h (horário de Brasília)
- A tarde: entre 12h30 e 14h (horário de Brasília)
No entanto, no primeiro dia de conclave a primeira fumaça saiu depois das 14h, já que os cardeais começaram as votações por volta das 11h30.
Nos dias seguintes, só haverá fumaça nos horários secundários da manhã e da tarde (7h e 14h).
Sendo assim, a fumaça só sairá da chaminé da capela nos primeiros horários da manhã e da tarde (5h30 e 12h30), caso o papa tenha sido eleito.
- Fumaça preta: indica que não houve consenso
- Fumaça branca: quando um novo papa é escolhido.