Papa Leão XIV quer igreja missionária, que “constrói pontes e diálogo”

O novo papa Leão XIV, dos Estados Unidos, fez seu primeiro discuso ao ser eleito pelo conclave nesta quinta-feira (8/5), no Vaticano. Durante a mensagem, o cardel comunicou que busca uma “igreja missionária que constrói pontes e diálogos”.

Ao ser apresentado na janela da sacada central da Basílica de São Pedro, Leão XIV, que estava emocionado, acenou para os fiéis por volta de 14h25 (horário de Brasília), e realizou um discurso em italiano, mas também pronunciou palavras em espanhol.

“Necessitamos sermos juntos uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos. Que mantém um diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença e do amor”, disse o papa Leão XIV.

10 imagens

Robert Prevost

Robert Prevost, dos Estados Unidos, cumprimenta a população
 O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267° pontífice no cargo.
Robert Prevost foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 30 de setembro de 2023.
Papa Leão XIV Robert Prevost
1 de 10

O mundo tem um novo papa. O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica

Vatican News

2 de 10

Robert Prevost

Vatican News

3 de 10

Robert Prevost, dos Estados Unidos, cumprimenta a população

Vatican News

4 de 10

O sucessor de Francisco tem 69 anos e será o 267° pontífice no cargo.

Vatican News

5 de 10

Robert Prevost foi nomeado cardeal pelo papa Francisco em 30 de setembro de 2023.

Vatican News

6 de 10

Papa Leão XIV Robert Prevost

Vatican News

7 de 10

Robert Prevost cumprimentando a população

Vatican News

8 de 10

Novo pontífice discursando no Vaticano

Vatican News

9 de 10

Novo papa

Vatican News

10 de 10

Momento em que cardeal anuncia novo papa

Vatican News

Quem é o novo papa

Prevost, que é o primeiro papa norte-americano, tem 69 anos e é o sucessor de Francisco, sendo o 267º pontífice na história. Ele nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois, nos Estados Unidos.

Seus pais são Louis Marius Prevost, de origem francesa e italiana, e Mildred Martínez, com ascendência espanhola.

Em 1977, ele entrou para o noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Depois, estudou na União Teológica Católica de Chicago, onde se formou em teologia. Foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2023.

Aos 27 anos, Robert Francis Prevost foi enviado pela Ordem para estudar Direito Canônico na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Ele foi ordenado sacerdote em 19 de junho de 1982 e, em 2014, o papa Francisco o nomeou administrador apostólico da diocese peruana de Chiclayo.

Conclave chega ao fim

O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.

O responsável por comunicar o resultado do conclave foi o cardeal francês Dominique Mamberti. Ele pronunciou a tradicional frase “Habemus papam” e anunciou o escolhido pelos cardeais.

O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estão isolados no Vaticano para que, por meio do voto, definam quem irá liderar a Igreja Católica pelos próximos anos.

Leia a íntegra do primeiro discurso do papa Leão XIV

“Que a paz esteja convosco, irmãos, irmãs. Caríssimos, esta é a primeira saudação do cristo ressuscitado, o bom pastor que deu a vida pelo rebanho de Deus. Eu quero fazer esta saudação de paz para que entre no nosso coração e alcance todas as famílias; todas as pessoas, onde quer que elas estejam; todos os povos; a Terra toda. A paz esteja convosco. Esta é a paz de Cristo que ressurgiu. Uma paz desarmante, humilde e perseverante. Vem de Deus – Deus que ama a todos, incondicionalmente. Ainda mantemos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, de papa Francisco, que abençoava Roma. O papa que abençoava Roma dava sua benção ao mundo inteiro naquela manhã no dia de Páscoa. Permitam-me dar seguimento àquela mesma benção. Deus nos ama, Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer. Todos estamos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos, de mãos dadas com Deus, que está entre nós, vamos seguir. Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor. Ajudem-nos a construir pontes vocês também, com diálogos, com encontro, para sermos um único povo, sempre em paz.”

“Obrigado, papa Francisco! Quero também agradecer a todos os irmãos cardeais que me escolheram para ser o sucessor de Pedro, e caminhar com vocês como igreja unida, buscando sempre a paz, a justiça. Sempre buscando e tratando de trabalhar como homens e mulheres fiéis a Jesus Cristo, sem medo, para proclamar o evangelho, para sermos missionários. Sou um filho de Santo Agostinho, agostiniano. Ele disse: ‘Para vós sou bispo, convosco sou cristão’. Nesse sentido, todos podemos caminhar juntos, na direção daquela pátria para a qual Deus nos preparou. À Igreja de Roma [dedico] uma saudação especial. Necessitamos ser, juntos, uma igreja missionária, que constrói pontes e diálogos. Que mantém um diálogo sempre aberto, pronta para receber todos que precisam da nossa caridade, da nossa presença e do amor.”

Em espanhol, o novo pontífice da Igreja Católica mandou um recado ao Peru, onde atuou como enviado missionário. Além de ser norte-americano, Leão XIV possui cidadania peruana.

“Uma saudação a todos, em especial à minha querida diocese de Chiclayo, onde um povo fiel um dia acompanhou o seu bispo, compartilho sua fé, e deu tanto a mim para seguir sendo a igreja fiel de Jesus Cristo. A todos vocês, irmãos e irmãs de Roma, da Itália e do mundo inteiro: queremos ser uma igreja sidonal, uma igreja que caminha, que sempre busca a paz, a caridade, e busca sempre estar próxima, especialmente daqueles que sofrem. Hoje é o dia da súplica da Nossa Senhora de Pompeia. Nossa mãe Maria sempre quer caminhar conosco, estar próxima, nos ajudar-nos com a sua intercessão e o seu amor”, disse o novo papa antes de iniciar a oração com fiéis presentes na Praça de São Pedro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.